Home / Dicas

DICAS

Enem: Professores dão dicas para controle da ansiedade

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é no próximo domingo (05/11). A pressão tanto da prova, quanto da concorrência resultam em uma série de preocupações, dentre elas a ansiedade. Manejar a expectativa e manter a mente serena nos dias que antecedem o exame é essencial para o bom desempenho dos estudantes.

De acordo com o professor de Biologia, Rafael Lomazi, em momentos de tensão, o corpo humano produz uma substância chamada cortisol. "Em grandes quantidades, esse hormônio é responsável por dificultar o armazenamento de informações e gerar o temido 'branco' na hora da prova", explicou.

Para ajudar os alunos a ficarem mais calmos, o docente dá algumas dicas. "Atividades físicas nos dias que antecedem o exame facilitam o relaxamento porque fazem com que o corpo produza analgesia (reação contra a dor) de uma maneira natural e libere endorfina (hormônio do prazer) através da hipófise. Outra dica é dormir uma média de 7 a 8 horas, para que o corpo complete pelo menos cinco ciclos do sono profundo [cada ciclo dura, em média, uma hora e meia", disse.

Além disso, Lomazi orienta também que os estudantes façam refeições leves e saudáveis, priorizando frutas e verduras. Ele ainda aconselha que façam o caminho de casa até o local das provas com dois dias de antecedência.

"Isso ajudará o aluno a evitar imprevistos na hora de ir para o Enem e a se sentir pronto para a hora da prova. Outra orientação é de não entrar em desespero: tudo o que o estudante podia fazer, já fez durante o ano. Então, nada de tentar estudar em demasia nos últimos dias", falou.

No dia da prova, o professor sugere que os alunos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência em relação ao horário de fechamento dos portões. Outra dica é que os estudantes dêem algumas pausas para oxigenar o cérebro durante a resolução da prova.

"Mesmo que não esteja com sede ou vontade de ir ao banheiro, oriento que o aluno dê uma saída rápida. Durante este intervalo curto de tempo, a dica é esquecer o conteúdo da prova: respirar fundo, pensar em coisas boas, falar com alguém em voz alta. Essas ações ajudam o cérebro a desligar do estresse e fazem com que o aluno volte com foco total para terminar a prova", comentou.

Calma traz vantagem

O professor de Geografia, Érico Candido, calcula que, apenas mantendo a calma, o aluno já saia na frente de 30% dos candidatos.

"No ano passado, 2,6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e não compareceram às provas. Outro ponto básico, mas muito importante, é preencher os dados corretamente. Ano passado, 768 candidatos foram eliminados do exame, sendo que 44% dos alunos foram eliminados por terem se esquecido de marcar o tipo de prova ou por não ter escrito a frase de segurança", afirmou.

Ressaltou ainda que a atenção deve ser mantida até o término da prova. "Muita gente se embanana na hora de preencher o gabarito. Tem que tomar muito cuidado para não perder pontos preciosos. A mesma dica se aplica para o momento que for passar a redação do rascunho para a folha oficial", concluiu.

Materiais proibídos
- Lápis
- Lapiseira
- Caneta de material não transparente
- Borracha
- Chaves
- Livros
- Manuais
- Anotações
- Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
- Óculos escuros
- Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes)
Para realizar a prova, só serão aceitas canetas esferográficas de tinta preta e fabricada em material transparente.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias