Home / Dicas

DICAS

Confira 5 dicas de como economizar na hora de comprar o material escolar

A volta as aulas diversos envolvem gastos como taxas de taxas de matrícula, rematrícula e compra de uniformes. Outro grande motivo de preocupações dos pais é também a compra do material escolar. Entretanto essa despesa pode ficar menor com medidas bem simples.

Para o professor de Economia, Lucas Furtado, a dica é se planejar na hora de ir às compras. “Organizar os artigos utilizados no ano passado, verificar a possibilidade de trocas de livros didáticos e reunir outros pais para compras coletivas são as formas mais eficazes de economizar”, afirma.

Ele ascrescenta que antes de ir as compras é necessário conscientizar os pequenos para também ajudar na economia, uma vez que é comum que a criança queira por exemplo um caderno do seu personagem de desenho animado favorito ao invés daquele que seria escolhido pelos pais.

“Explicar para as crianças a relevância de conter gastos na hora de adquirir os materiais escolares pode gerar uma grande economia no final da compra”, comenta o professor.

O especialista também pontua outras 5 dicas que podem ajudar e muito os pais e responsáveis:

1. Recicle e reaproveite: Você pode fazer um balanço do que sobrou do ano passado e reutilizar, mas também pode criar coisas novas usando as usadas (há ótimas ideias na internet). Como pintar os estojos de outras cores e colar adereços nas mochilas, para parecerem diferentes do ano anterior.

2. Comprar materiais usados: Comprar livros, estojos, mochilas e outros itens de segunda mão pode ser uma excelente opção para quem deseja economizar. Essa prática pode ser feita tanto em lojas físicas - como brechós e sebos - quanto em sites especializados em itens usados. Outra opção é procurar pais de crianças mais velhas, que possam emprestar ou vender seus livros usados.

3. Negocie com a escola: Muitas vezes não é preciso comprar todos os itens da lista de uma só vez, já que diversos materiais serão usados ao longo do ano letivo. Caso exista essa possibilidade, verifique quais produtos deverão ser comprados primeiro.

4. Compare os preços dos materiais: Faça uma pesquisa nos principais comércios (bairro e região), já que as variações podem ser bem expressivas entre um estabelecimento e outro. Dentro da loja, tenha paciência para encontrar os itens que valem à pena.

5. Compre apenas o necessário: Escolas não podem pedir itens de uso coletivo em suas listas, como papel higiênico, sabonete, grampos e clipes. Também não é permitido que exijam a compra de marcas e modelos de material em estabelecimentos específicos aos pais.

Com informações de Thaís Rocha

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias