Dicas

5 dicas simples para ser mais produtivo em 2018

diario da manha

 

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, então já é hora de rever cada decisão para alcançar os objetivos e metas pessoais e profissionais para 2018. De acordo com a especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano, Sueli da Rocha, o mais importante é pensar nas possíveis mudanças de comportamentos para ser mais produtivo e nas atividades que realmente vão impactar os resultados desejados.

A especialista afirma que com cinco dicas simples é possível garantir uma vida profissional e pessoal extraordinariamente produtiva, capaz não apenas de realizar tarefas, mas de realizar as tarefas certas. Confira quais são elas:

Dica 1: Atuar sobre o Importante, não reagir ao Urgente

Muitas pessoas acham que se conseguissem realizar suas tarefas mais rapidamente, seriam mais produtivas, considera a professora. Acontece que quando isso acontece é um indício de que seu cérebro está refém das novas e constantes demandas e perderam a capacidade de distinguir o importante do irrelevante.

Entretanto, Sueli considera que as pessoas extraordinariamente produtivas não se limitam a reagir às ‘novas demandas’. “Elas têm o cuidado de distinguir o importante do irrelevante e agem de forma proativa, investindo seu tempo somente nas atividades que merecem seu melhor esforço e atenção”, complementa.

Dica 2: Buscar o Extraordinário, não se conformar com o comum

É grande o número de pessoas que se acham “comuns” e se veem como meras peças de uma grande máquina organizacional. Falta-lhes uma visão clara e motivadora da contribuição extraordinária que poderiam fazer.  “Não fazem o que os outros esperam delas, mas criam seu próprio futuro. Não são meras ‘descrições de cargos’, fazem a diferença como ninguém”, diz a especialista.

Dica 3: Programar as pedras grandes, não se perder em meio aos cascalhos

Após definir as coisas extraordinárias que pretende realizar, você está pronto para planejar como fará isso. “Muitas pessoas vivem a vida no piloto automático, usam toda sua energia para dar conta do dia a dia e ficam frustradas quando percebem que nem isso conseguem fazer. “As pessoas verdadeiramente produtivas planejam ativamente como usarão seu tempo e energia”, explica Sueli.

Dica 4: Usar a tecnologia a seu favor, não ser controlado por ela

É tendencioso que as inúmeras atividades que demandam seu tempo e que chegam ‘virtualmente’ a cada minuto o afastem do plano traçado. Existem centenas de aplicativos que prometem aumentar a produtividade. Ironicamente, a tecnologia pode fazer justamente o oposto e atrapalhar a produtividade.

Dica 5: Não desperdice sua energia

Seguindo as dicas anteriores, já é possível adotar uma nova mentalidade, um novo plano e um novo sistema para fazer as coisas acontecerem. Mas, para a professora, sem energia física e mental suficientes para trabalhar por seus sonhos, é provável enfrentar uma “crise energética” pessoal.

“O estresse avassalador em que vivemos pode fundir nosso cérebro, literalmente. Um cérebro estafado está continuamente imerso em adrenalina, substância química de alta octanagem que estimula excessivamente cada sistema do corpo”, explica Sueli.

Então, para aqueles que anseiam ter mais produtividade, a dica principal da especialista é: mergulhe profundamente em cada uma das cinco escolhas acima e assim será possível obter uma visão clara do que fazer e dos resultados que cada uma delas trarão.

(Foto: reprodução Blog Vitta Me)

Comentários

Mais de Dicas

21 de fevereiro de 2019 as 13:55

VAGAS DE EMPREGO SINE GOIÂNIA – QUINTA-FEIRA

13 de dezembro de 2018 as 08:35

Já deu uma olhada no seu horóscopo hoje?

12 de dezembro de 2018 as 15:15

Horóscopo do dia

12 de fevereiro de 2018 as 08:03

5 dicas simples para uma folia saudável