Home / Dicas

DICAS

5 dicas simples para uma folia saudável

Durante o carnaval é importante que o folião se prepare e cuide bem de sua saúde para que o momento de alegria não se acabe. Neste período, é comum as pessoas terem problemas por excesso de bebidas alcoólicas, intoxicação alimentar, fadiga física, dentre outros fatores.

De acordo com a professora de enfermagem, Sue Christine Siqueira, alguns cuidados devem ser tomados neste período, em especial no consumo de bebidas alcoólicas. Boa parte do álcool é absorvido pelo estômago e intestino. Após esta etapa, a substância é distribuída para todos os órgãos, em especial aqueles com alta concentração de água como o cérebro, fígado, coração e rins, o que pode ocasionar diversos efeitos nocivos ao organismo humano.

“Entre os principais efeitos estão a desidratação, que afeta o funcionamento dos rins, pois estes passam a eliminar mais água e sais minerais. A ingestão de bebida alcoólica também provoca irritação gástrica, com aumento da liberação do suco gástrico, além da redução da coordenação motora”, explica Sue.

Para ajudar você a se proteger corretamente de algumas doenças e problemas indesejados neste feriado de carnaval, a professora dá mais algumas dicas. Confira:

Dormir bem – Para curtir bem uma folia, é necessário descansar pelo menos 7 ou 8 horas por dia, assim seu corpo irá repor as energias e evitar o cansaço e a irritação.

Muito líquido – Para não desidratar e perder além de líquido, os sais minerais, o ideal é tomar muita água. Sucos sem adição de açúcar também são recomendados. Bebidas alcoólicas devem ser tomadas com muita moderação.

Alimentação – O ideal são os pratos leves, com muita salada e carnes magras. Frutas durante o dia são indicadas. Apesar de a folia tomar muita a atenção, não se deve ficar muito tempo sem comer. O certo é se alimentar de três em três horas. Não se deve ingerir uma grande quantidade de comida e sair nadando ou pulando. A digestão precisa de um tempo para ser feita.

Não abuse dos energéticos – Estes tipos de comprimidos e bebidas são, e ricos em cafeína quando misturados a bebidas alcoólicas podem causar arritmias e palpitações cardíacas, além de piorar os sintomas de queimação no estômago e gastrite.

Preservativos – As Doenças Sexualmente Transmissíveis (Aids, hepatite…) continuam fazendo muitas vítimas. O uso do preservativo é a forma mais segura e correta para qualquer situação. Além de evitar uma gravidez não planejada.

(Foto: reprodução)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias