Dicas

6 dicas de como cuidar do seu pet nos dias de muito calor

diario da manha

Assim como nós, os nossos animais também precisam de um certo cuidado especial quando as temperaturas aumentam. No caso dos pet, a sensação de calor piora por causa do pelo e também porque eles não possuem glândulas de suor e, por isso, eles não suam como as pessoas.

Para evitar transtornos e cuidar da saúde do seu cãozinho ou gatinho é importante se atentar aos sinais. Para suprir a falta das glândulas de suor e diminuir a temperatura corporal, é comum que os animais fiquem de boca aberta no calor, ofegando, isto faz com que o ar frio entre e resfrie seu corpo. Quanto mais ofegantes estão, mais calor estão sentindo.

A primeira dica da veterinária, Maria Paula, para aliviar o calor dos bichinhos é fazer uma tosa. Ela ainda alerta que nessa hora é mais importante o bem-estar de seu animal do que a beleza.

Para garantir o bem-estar dos animais nos dias quentes, a veterinária separou mais algumas dicas:

1 – Hidrate seu pet: Mantenha seu bichinho hidratado durante todo o dia. Ofereça sempre água limpa e fresca, água gelada é ótima. Você também pode oferecer água de coco, especialmente se estiver gelada. Outra ideia é fazer picolés de frutas, como de melancia e melão.

2 – Passeios com cuidado: Não passeie com o animal nos horários quentes do dia. Além do calor, ele pode queimar as patas no piso. Leve-o para a rua em momentos mais frescos (início da manhã e final da tarde) e ande em lugares sombreados.

3 – Banhos: Aumentar a frequência dos banhos também é indicado, principalmente para animais de pelos mais longos.

4 – Ventilação: é essencial para aumentar a eficiência do arquejamento. Em dias muito quentes, se for possível ligue ventiladores em um local acessível ao cão, para que ele possa se refrescar.

5 – Resfriamento por contato: existem no mercado alternativas de colchonetes de gel refrescantes. São produtos bastante práticos e bem confortáveis.

6 – Sempre veja como o animal está: Em dias de calor extremo, é importante monitorar a situação do cão; ao perceber que ele está muito ofegante ou se comportando de maneira estranha, ligue para o veterinário.

(Foto: reprodução Internet)

Comentários

Mais de Dicas

21 de fevereiro de 2019 as 13:55

VAGAS DE EMPREGO SINE GOIÂNIA – QUINTA-FEIRA

13 de dezembro de 2018 as 08:35

Já deu uma olhada no seu horóscopo hoje?

12 de dezembro de 2018 as 15:15

Horóscopo do dia

14 de fevereiro de 2018 as 08:57

5 dicas simples para ser mais produtivo em 2018

12 de fevereiro de 2018 as 08:03

5 dicas simples para uma folia saudável