Home / Dicas

DICAS

Como ajudar seu filho a se concentrar na escola

Quando chega a hora de colocar o filho na escola, uma das maiores dificuldades de pais de todo o Brasil – e do mundo – é fazer com que a criança tenha gosto pelos estudos e consiga se concentrar nas aulas. É claro que algumas crianças têm mais dificuldades que as outras, mas em algum momento da vida, todos os pequenos passam por fases em que não conseguem prestar tanta atenção no professor e nas atividades. Mas existem maneiras de ajudar seu filho a se concentrar na escola. E ele não precisa nem ser um pequeno gênio para isso. Vamos apresentar, a seguir, algumas formas de fazer com que as crianças consigam prestar mais atenção no dia a dia escolar.

Caminhar ou pedalar até a escola ajuda na concentração

Um estudo dinamarquês feito com quase 20.000 crianças entre 5 e 19 anos mostrou que jovens que caminham ou pedalam até a escola, ao invés de chegarem à aula de carro ou transporte público, têm uma performance melhor em tarefas que demandam concentração, como resolver quebra-cabeças. Os efeitos do exercício físico pré-aula podem durar até quatro horas, segundo a mesma pesquisa. Por isso, além de todos os benefícios para a saúde, investir em uma bicicleta infantil segura e de qualidade para seu filho pode ser considerado um investimento também na educação da criança. Não esqueça de verificar se a bike tem todos os componentes de segurança e se seu pequeno tem discernimento suficiente para ir pedalando para a escola. Se for o caso, quanto mais pedaladas, mais alta a nota.

Ensine a criança a fazer uma coisa de cada vez

Realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode ser um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas, e não é diferente com os estudantes. Dividir a atenção entre mais de um foco pode ser terrível para a concentração – e as notas – de seu filho na escola. Treine as crianças para fazer uma coisa por vez, e não tentar dar conta de tudo ao mesmo tempo. Primeiro prestar atenção no professor, depois anotar o que está no quadro, só depois tentar resolver o exercício. Resolvendo uma tarefa de cada vez, a concentração será multiplicada, e os resultados devem melhorar consideravelmente.

Incentive a leitura e jogos de memória 

Essa dica é simples, mas ainda assim é ignorada por muitos pais. Incentivar seu filho a ler não significa apenas fazer com que ele se informe e seja alguém mais preparado no futuro, mas também serve para que os pequenos concentrem-se mais em qualquer tarefa, inclusive na escola. Investir em jogos da memória também pode ser uma boa forma de trabalhar a mente das crianças e, portanto, fazer com que elas tenham menos dificuldades na hora de se concentrar em sala de aula.

O sono é fundamental

Uma boa noite de sono – principalmente se a criança estuda pela manhã – faz toda a diferença na concentração escolar. Faça com que seu filho crie uma rotina de sono, para que possa acordar descansado todos os dias, pronto para aprender ao máximo na sala de aula. Hoje em dia, com celulares, computadores e a internet tomando conta do nosso dia a dia, fica mais difícil cumprir essa tarefa. Mas é dever dos pais ou responsáveis estar atentos à rotina das crianças, para não deixar o pequeno chegar na escola depois de uma madrugada inteiro acordado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias