Home / DMAutos

DMAUTOS

Volvo inicia a produção do novo SUV compacto XC40

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Volvo Cars começou a produzir o modelo XC40 na fábrica de Ghent, na Bélgica. Trata-se do primeiro SUV compacto da marca. O XC40 já tem mais de 13 mil pedidos e os clientes começarão a receber os veículos no início de 2018. Com o XC40, a Volvo entra para o segmento que mais cresce na indústria automotiva e complementa sua gama mundial de SUVs, ao lado do XC60 e XC90.

O XC40 chegará ao mercado brasileiro entre os meses de abril e março do próximo ano e por aqui vai disputar a preferência do consumidor  no segmento de luxo com o BMW X1 e o Audi Q3. O primeiro XC40 produzido recebeu as boas-vindas de convidados ilustres, incluindo o primeiro ministro da Bélgica,Charles Michel, o CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, e o vice-presidente de Manufatura e Logística da Volvo Cars, Javier Varela.



"É um dia de orgulho para Ghent, para a companhia e todos os colaboradores da fábrica", disse Samuelson. "Nossa equipe dedicou muito tempo para preparar a planta para o início da produção do XC40 e todos fizeram um excelente trabalho. Esse carro representa um futuro brilhante para Ghent e para a Volvo Cars."



O XC40 estreia a plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture – Arquitetura Modular Compacta) da Volvo, que também estará nos próximos modelos da linha 40. Desenvolvida com a participação da Geely, a CMA vai oferecer aos carros Volvo a sinergia e economia de escala necessárias para o segmento de compactos premium.

A preparação para o início da produção do XC40 teve investimentos significativos nos últimos anos, transformando a planta de Ghent em um hub de exportação global para carros com a plataforma CMA, incluindo a adição de uma área de 8 mil metros quadrados.



Um total de 363 robôs foram instalados na unidade e um deles recebeu o apelido de "the Beast" (ou a "Fera") pelos colaboradores. O enorme robô, único exemplar na produção mundial da Volvo Cars, é usado para levantar as carrocerias até uma esteira transportadora próxima ao teto da fábrica.

Ghent é uma das duas plantas operadas pela Volvo Cars na Europa e iniciou suas atividades em 1965. No local, foi produzida a primeira geração do campeão de vendas XC60, além do V40, V40 Cross Country, S60 e V60. A outra fábrica europeia da marca está localizada em Torslanda, na Suécia, seu país de origem.



A montadora também possui duas linhas de produção na China e está construindo uma unidade no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, que está prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2018.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias