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Yamaha apresenta a inédita XTZ Crosser 150 Z de espírito aventureiro

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Yamaha apresenta a nova aventureira XTZ Crosser 150 Z 2018. A novidade, apresentada no Salão Duas Rodas de 2017, é lançada por R$ 11.490 e se posiciona acima da atual versão S, vendida por R$ 11.290.  Produzida em duas versões de cores, a “Dakar Areia” (bege sólido) e a “Competition Blue” (azul sólido), a inédita versão “Z” traz como maior diferencial, o “Up Fender”, um para-lama alto.

Na Crosser Z os protetores da suspensão dianteira também são novos, garantindo proteção em dobro do garfo dianteiro para evitar danos causados por impactos de pedras, poeira ou qualquer outro detrito. A carenagem do farol é outra novidade. Seu design atraente se integra ao novo para-lama e ao restante da moto, como as carenagens do tanque, que conta com entradas de ar funcionais.

Por sua vez, a versão S permanece com o para-lama baixo, mas recebeu uma nova carenagem e acabamento em preto fosco nas tampas laterais do motor no modelo 2018.

O painel Crosser 150 é equipado com conta giros analógico, relógio, fuel trip e um visor LCD digital, além do exclusivo indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total. O conjunto óptico apresenta farol com lâmpadas halógena e piscas com lentes transparentes. As duas versões trazem também lampejador de farol alto.

As rodas raiadas com aro 17” (traseira) e 19” (dianteira) são próprias para diferentes terrenos. O para-lama dianteiro, próximo a roda, permite uma dirigibilidade sem trepidação e ainda protege a área de deslizamento do garfo dianteiro de impactos de pedras e outros detritos. O bagageiro, com alças de apoio em alumínio, tem capacidade de carga de 7 kg.

Desempenho

Na Yamaha Crosser 2018 a alimentação do motor é feita por sistema de injeção eletrônica de 12,2CV (gasolina) e 12,4CV (álcool) Blue Flex de 2ª geração, sistema este que permite o uso  de gasolina ou  etanol ou ambos os combustíveis misturados. O tanque de combustível tem capacidade de 12 litros.

Seu escapamento, posicionado em ângulo bem acentuado, foi inspirado em modelos de alta cilindrada da Yamaha. O sistema YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), exclusivo em motocicletas Yamaha, tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc.

Outro diferencial encontrado na Crosser 150 é o sistema de suspensão / amortecimento Monoshock com link, único da categoria 150cc bicombustível. Ele oferece mais conforto, absorvendo melhor os impactos e contribuindo na concentração de massa para melhorar a estabilidade e “manobrabilidade” da motocicleta.

Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz também como diferencial o guidão ajustável.  O assento, em dois níveis, foi desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio de lombar e evitar o impacto entre capacetes durante frenagens, deixando a garupa em uma posição ergonômica adequada.

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