Home / DMAutos

DMAUTOS

Ford ajuda a formar primeira turma de mulheres motoristas na Arábia Saudita

Estudante e nova motorista Shams Hakim

Norton Luiz
Editor de Veículos

Mulheres não dirigem na Arabia Saudita. São proibidas. Aliás, eram.  A proibição para que o sexo feminino assuma direção de veículo naquele País do Oriente Médio está por um fio. Em junho próximo termina a proibição e as mulheres poderão, finalmente, se tornarem motoristas. É que um decreto do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, assegura às mulheres o direito de dirigir a partir de junho. É o fim de mais um episódio da desigualdade entre gêneros reinante na Arábia Saudita, único País do mundo que não dava direito às mulheres para dirigir.

Apoiadora do movimento das mulheres sauditas pelo direito de dirigir, a Ford vai mais além do que isso e cria um curso de direção para as mulheres. Coincidindo com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a primeira turma está sendo realizada esta semana em parceria com a Universidade Effat para mulheres, em pistas fechadas do campus e com instrutores certificados.

“A Ford foi criada com a crença de que a liberdade de locomoção impulsiona o progresso humano. Por isso, estamos honrados com a oportunidade de apoiar as mulheres na Arábia Saudita neste momento tão extraordinário e vê-las no banco do motorista”, disse Jim Vella, presidente do Ford Fund. “Nosso programa oferece treinamento e experiências que ajudarão as mulheres a se sentirem seguras e confiantes na direção.”

Usando sua experiência em iniciativas globais de educação para a segurança no trânsito, a Ford criou um programa focado na confiança das mulheres ao dirigir. Ele inclui conhecimentos técnicos básicos sobre o funcionamento dos automóveis, preparando-as para enfrentar o trânsito das ruas com segurança.

Mais de 250 estudantes da universidade já se inscreveram para o treinamento de quatro dias, que é dividido em quatro módulos básicos: Aprendendo sobre o seu Veículo, Distrações, Deficiências e Frenagem.

Haifa Jamalallail, presidente da Universidade Effat, destaca que a universidade é conhecida por sua educação inovadora, incentivando a mulher a assumir o seu lugar legítimo na sociedade e na força de trabalho. “Estamos orgulhosos dessa parceria com a Ford para garantir que nossas alunas também estejam preparadas para se tornar motoristas responsáveis”, disse.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias