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Nissan revela o conceito IMx Kuro mais atualizado no Salão de Genebra

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Nissan revelou o conceito IMx Kuro nesta terça-feira, no Salão do Automóvel de Genebra, marcando a estreia europeia do crossover elétrico IMx. O Kuro, nome que significa preto em japonês, ganhou vida no IMx, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio, em outubro de 2017. O crossover aparece com novo acabamento e rodas na cor preta, nova grade e nova cor de carroceria em tom cinza escuro. O Nissan IMx Kuro reflete o pensamento da Nissan sobre o antecipa o futuro da Mobilidade Inteligente.

As atualizações do Nissan IMx Kuro também incluem a tecnologia pioneira da Nissan, chamada de B2V (Brain-to-Vehicle ou do Cérebro para o Veículo).  A B2V auxilia a condução interpretando sinais cerebrais do condutor, ajudando tanto o sistema manual como de condução autônoma do veículo a aprender com o condutor.

Entre as principais tecnologias embarcadas no Nissan IMx Kuro está a futura versão do ProPILOT, que opera de forma totalmente autônomo. Quando o modo de condução ProPILOT é ativado, o sistema recolhe o volante para dentro do painel e reclina os bancos, dando mais espaço ao condutor e permitindo que os ocupantes do veículo relaxem para aproveitar o trajeto.

Com o acionamento do modo de condução Manual, o veículo retorna o volante de direção e os bancos para as posições originais, transferindo o controle de volta para o motorista sem interrupções na condução.

A tecnologia B2V embarcada no Nissan IMx KURO promete acelerar o tempo de reação para o condutor, fazendo com que os veículos estejam sempre se adaptando para tornar a condução mais agradável. Esta ruptura da Nissan é resultado de pesquisas em torno do uso de tecnologias de decodificação cerebral, para prever as ações do condutor e detectar desconfortos.

Capturando sinais de que o cérebro do condutor vai iniciar um movimento – como girar o volante de direção ou pisar no pedal do acelerador – as tecnologias de assistência à condução podem iniciar a ação de forma mais rápida, melhorando o tempo de reação e a condução manual. Ao detectar e avaliar o desconforto do condutor, a inteligência artificial pode mudar a configuração ou estilo de condução quando o modo autônomo é acionado.

A tecnologia B2V da Nissan é o primeiro sistema deste tipo a ser utilizado no mundo. O condutor utiliza um dispositivo que mede a atividade das ondas cerebrais, que são analisadas pelos sistemas autônomos. Ao antecipar o movimento pretendido, os sistemas podem tomar ações – como girar o volante de direção ou desacelerar o carro – de 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o condutor, mantendo-se praticamente imperceptíveis.

O Nissan IMx Kuro adota a nova plataforma para veículos elétricos da Nissan, projetada para proporcionar máxima eficiência. Ela permite que o assoalho seja totalmente plano, resultando num melhor aproveitamento da cabine e a dinâmica de condução. Com o centro de gravidade mais baixo, o chassi entrega uma condução precisa, que promete redefinir o segmento de crossovers.

O crossover Kuro é alimentado por uma dupla de motores elétricos de alto rendimento na frente e na traseira, permitindo que ele opere com tração integral. Juntos, eles oferecem 320 kW de potência e incríveis 700 Nm de torque – mais que o superesportivo Nissan GT-R –, a partir de uma bateria de alta capacidade cujo projeto foi repensado e redesenhado para armazenar uma densidade de energia maior.

A nova bateria permite uma autonomia de mais de 600 quilômetros com uma única carga, portanto os ocupantes podem curtir uma aventura mais longa sem se preocupar com a recarga.

O Nissan IMx Kuro também pode contribuir para a infraestrutura social como jamais foi feito por outro automóvel. Por exemplo, após transportar o proprietário até o aeroporto, o Kuro tem capacidade para se estacionar sozinho em uma vaga, onde pode ser conectado à rede de energia local e agir como usina "virtual" de geração de energia, devolvendo eletricidade para a rede, como uma extensão dos dispositivos vehicle-to-home e vehicle-to-building.

Quando o proprietário retorna, o IMx Kuro pode buscá-lo no terminal e levá-lo para casa. Todo o processo é operado de forma eficiente, graças em parte à capacidade aumentada da bateria e às tecnologias de conexão veicular, como a Mobilidade Autônoma Contínua (Seamless Autonomous Mobility).

Os designers da Nissan buscaram redefinir o espaço interno do IMx para criar uma sensação de amplitude, mas mantendo a privacidade. Para isso, projetaram um espaço que conecta o lado de dentro com o lado de fora do veículo. O interior do IMx Kuro segue o conceito básico de espaço encontrado nas casas tradicionais japonesas, dando a impressão de amplitude.

O painel de instrumentos panorâmico com tecnologia de diodo emissor de luz orgânico (OLED) exibe o ambiente externo em segundo plano.  Um dispositivo dotado de inteligência artificial permite que o condutor controle o painel de instrumentos por meio de movimentos oculares e gestos das mãos. A interface intuitiva faz com que haja menos controles e botões físicos.

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