DM Autos

Lexus lança híbrido de luxo LS 500h com três motores no Brasil

diario da manha

Norton Luiz
Editor de Veículos

O sedã de luxo Lexus LS da nova geração estreia no mercado brasileiro com o modelo LS 500h. Com o novo modelo de luxo a Lexus busca se fortalecer no segmento para conquistar cada vez mais uma fatia do bolo que hoje é dividida em sua maior parte com a Audi, BMW e Mercedes-Benz. O Lexus LS 500h chega com preço sugerido de  R$ 760 mil, mas os compradores receberão o veículo somente no último trimestre deste ano.

Já imaginou um veículo com três motores? Ele existe. Trata-se do Lexus LS 500h. O modelo de tecnologia híbrida chega ao Brasil na versão única 500h com um motor a combustão – o 3.5 V6 a gasolina de 299 cv – e dois motores elétricos, que somam juntos 179 cv. O conjunto atua associado a uma transmissão automática continuamente variável de 10 marchas. Diferentemente das demais transmissões CVT, a do Lexus usa engrenagens em vez de polias e correias.

A potência do conjunto propulsor é de 359 cv a 6.600 rpm. E o torque ? Esse não é conhecido porque a combinação de força combinada não é divulgada, levando-se em conta que não se somam.  Sabe-se que o motor a gasolina tem 37,5 kgfm e os elétricos, 30,6 kgfm, mas eles não se somam. O sedã, que é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, registrou média de consumo de 10,2 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada).

Nas medidas básicas, o novo LS tem 5,23 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,45 m de altura. No entre eixos são 3,12 m. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é 2,5 cm mais comprido, 2 cm mais largo, 3,5 cm maior na distância entre eixos e cerca de 1,5 cm mais baixo.

Sistemas

No Lexus LS 500h o motorista opera todos os sistemas sem ter que mudar sua postura. Com o monitor de navegação de 12,3 polegadas, os ocupantes podem controlar funções do carro, como sistema de navegação GPS, áudio, televisão digital e muito mais. O motorista do LS ainda conta com um monitor head-up colorido de 600 mm x 150 mm – o maior da categoria.

O sistema de infoentretenimento possui interface gráfica convidativa e utiliza nova geração do sistema de controle Remote Touch, da Lexus. Ele também pode reconhecer comandos “manuscritos” com uso do dedo no touchpad.

Os  bancos traseiros do LS 500h conta com duas telas de 11,6 polegadas posicionadas atrás dos bancos dianteiros. Há ainda um painel multifunção com touchscreen posicionado no apoio do braço central onde é possível controlar o sistema de áudio, o conteúdo das telas, ajustes das cortinas das janelas e do vidro traseiro, ajustes dos bancos e do ar-condicionado.

O ar-condicionado do LS 500h dispõe de sensores infravermelhos, que detectam quais bancos estão sendo ocupados, tornando mais eficiente a distribuição do ar nas zonas onde têm pessoas.

O padrão de comodidade é ainda mais elevado pelo uso de suspensão pneumática com uma função de acesso. Ativado ao desligar o carro, o modo de acesso levanta automaticamente o veículo e abre os apoios do banco para facilitar ainda mais os ocupantes ao saírem do veículo.

Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes, enquanto dois aquecedores dedicados, localizados nas áreas do ombro e da parte inferior das costas, aquecem essas áreas sem transmitir esta sensação a todo corpo. O assento do passageiro dianteiro reclina até 48 graus, maior ângulo no segmento, e levanta até 24 graus para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo.

O LS também dedica especial atenção aos bancos traseiros. São 22 modos de ajuste diferentes e opções de aquecimento. A acomodação é ressaltada pelo amplo espaço para as pernas: há 8,6 cm a mais do que a última geração. Uma novidade nesta 5ª geração é a função “Return”, que faz com que os bancos traseiros retornem às suas posições originais ao desligar o carro.

Nos bancos de trás há função “relaxamento”, equipadas com bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são infladas para aplicar pressão estrategicamente ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas. O ocupante pode selecionar entre três programas: relaxar, alongar e simples. São quatro para áreas específicas: tronco superior, tronco inferior, ombros e lombar. Todos os bancos também acompanham função de massagem shiatsu.

 

 

Comentários

Mais de DM Autos