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Andamos no Fiat Cronos Precision 1.8 com câmbio manual

Norton Luiz
Editor de Veículos

Andamos na versão Precision, com transmissão manual, do sedã Cronos e é dele que vamos falar. A versão testada custa R$ 62.990, sem os pacotes opcionais.  Esse valor corresponde a R$ 10.000 mil a menos do que o principal concorrente, o Volkswagen Vitus.  Difícil não gostar do carro. Tem um belo design, acabamento interno bastante confortável e recheado de bom gosto, suspensão bem acertada e um motor que rende bem e sabe fazer economia.

A opção pelo câmbio manual de cinco marchas foi proposital. Gosto dessa transmissão pelo fato de permitir trocas de marchas em acelerações mais fortes e a gosto do condutor. Uma transmissão automática traz muito conforto, claro, mas conduzir um carro como o Cronos, fazendo trocas manuais é prazeroso.

Foi exatamente isso que encontrei no modelo durante os 10 dias de avaliação. O câmbio manual do Cronos faz trocas macias, é bem escalonado e forma um bom conjunto mecânico com o motor E.torQ Evo 1.8 que rende 135 cv e 139 cv, com gasolina e etanol, respectivamente.

Avaliamos o Cronos Precision manual utilizando etanol no tanque. Foi no período da paralisação dos caminhoneiros e, em Goiânia, a gasolina sumiu dos postos. Com muito custo encontrei etanol. Na maior parte do período de avaliação, andamos no perímetro urbano.

Não era momento de pegar a estrada, sob o risco de não encontrar combustível para voltar para casa. Desta forma, o consumo urbano foi de 7,7 por km/L. Na estrada, no pouco que conseguimos rodar, o computador de bordo do modelo registrou 9,3 km/L.

Apertamos o pé no acelerador, razão pela qual poderíamos ter alcançado um consumo menor, embora os números apresentados sejam considerados bons para um sedã. O carro chamou a atenção também pela posição de dirigir e praticidade no acesso aos botões de comando do carro.

Encontrei no Cronos um modelo bem completo e bonito, mas abro aqui um parêntese para fazer considerações sobre sua suspensão. É bem calibrada e deixa o carro sempre na mão, passando a certeza de mais segurança na condução. Essa certeza aumenta quando vem à lembrança os sistemas de controle de estabilidade e tração que atuam de forma eficiente.

Gosto de suspensões mais resistentes e equilibradas, sem ser duras ao ponto de causar desconforto, principalmente em trechos de pisos irregulares. A suspensão do Cronos faz muito bem esse papel.

O Cronos tem como principal concorrente o Volkswagen Virtus. O novo sedã da Fiat equilibra conforto, estabilidade e prazer em dirigir. Seus valores podem ser refletidos graças à sua construção sob a nova plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), que atende as características construtivas de um automóvel três volumes.

O Fiat Cronos sedã, batizado com o nome do jovem titã da mitologia grega, chegou em março ao Brasil, vindo de Córdoba, na Argentina, onde é produzido. Seu visual atraente é reforçado pelo capô proeminente e pelos vincos acentuados. A grade frontal é do tipo colmeia, ostentando um filete cromado que corta a peça de um canto a outro.

O Cronos tem 4,36 metros de comprimento e 2,52 metros no entre-eixos. Seu comprimento e entre-eixos permite um bom espaço interno, inclusive quem vai no banco traseiro. O modelo tem 1,72 metro de largura e 1,51 metro de altura. O porta-malas tem capacidade para 525 litros, oferecendo um espaço bastante generoso. Nas laterais os apliques com o nome da versão são realçados, assim como os retrovisores com repetidores de direção, as maçanetas cromadas e frisos de mesmo acabamento na base das portas.

O painel da versão Precision traz tela central colorida, com duas opções de tela TFT no painel, com 3,5 e 7 polegadas. O acabamento na tonalidade marrom empregada no painel é bastante atraente. O banco traseiro é bastante confortável. Traz cintos completos, assim como Isofix e apoios de cabeça. Os itens de série credenciam o sedã como uma boa opção de compra.

Nas versões Precision, com câmbio manual de cinco marchas, e Precision automática de seis velocidades, o Fiat Cronos tem motor E.torQ Evo 1.8 com 135 cv e 139 cv a 5.750 rpm e com gasolina e etanol, respectivamente. Os torques são de 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm, com gasolina e etanol.

Com câmbio automático, de acordo com números oficiais, o Cronos acelera de 0 a 100 Km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 196 Km/h. O consumo com gasolina, segundo o Inmetro, é de 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. No seu todo, o Cronos, irmão sedã do hatch Argo, é resultado de um projeto construtivo recheado de acertos.

A versão manual traz e série os seguintes itens:

Rádio com conexão USB e bluetooth
Ar-condicionado manual
Direção elétrica
Painel de instrumentos com display TFT de 3,5 polegadas
Sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
Banco do motorista com ajuste de altura
Cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco passageiros
Central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas
Volante com comandos de áudio e telefonia
Segunda porta USB para os passageiros traseiros
Ar-condicionado manual
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Banco do motorista com ajuste de altura
Sistema Start-Stop
Apoio de braço para o motorista
Retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta
Controles eletrônicos de estabilidade e tração
Hill-holder
Faróis com luz de posição de leds
Rodas de liga leve de 16 polegadas
Faróis de neblina

Os pacotes de opcionais para o Cronos manual:

Airbags laterais
Câmera de ré
Display TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos
Ar-condicionado digital
Espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento
Espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps
Sensores de chuva e de luminosidade
Bancos de couro
Rodas de liga leve de 17 polegadas.

FICHA TÉCNICA

Consumo (Inmetro): 11,6/13,8 km/l (gasolina) e 8/9,6 km/l (etanol) nos ciclos cidade/estrada
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.8, 16V, comando simples, injeção eletrônica, flex
Potência: 135/139 cv a 5.750 rpm
Torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm, com gasolina/etanol
Câmbio: manual de cinco marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados nas rodas dianteira e tambores nas rodas traseira.
Pneus:195/55 R16
Dimensões: Comprimento: 4,36 m; Largura: 1,72 m; Altura: 1,51 m; Entre-eixos: 2,52 m
Tanque: 48 litros
Porta-malas: 525 litros
Peso: 1.271 kg
Central multimídia: 7 polegadas, sensível ao toque
Garantia: 3 anos

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