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McLaren Senna estreia no Salão do Automóvel de São Paulo 2018

Norton Luiz
Editor de Veículos

O novo e exclusivo McLaren Senna será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo 2018, que acontecerá de 08 a 18 de novembro, em São Paulo. O superesportivo de rua mais radical já produzido pela McLaren Automotive, em Woking, na Inglaterra, foi confirmado no evento pela CEO responsável pela Marca SENNA, Bianca Senna.

O McLaren Senna ficará exposto na área Vip Dream Lounge do evento, ao lado do Fórmula 1 MP4/5, de número 27, que o piloto Ayrton Senna ganhou numa aposta com Ron Denis após vencer o GP de Monza, a Itália, em 1990.

As primeiras 500 unidades que estão sendo produzidas pela fábrica inglesa foram imediatamente comercializadas, sendo três delas adquiridas por consumidores brasileiros. A primeira entrega no Brasil está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.  Cada unidade da McLaren Senna foi vendida por aproximadamente R$ 8 milhões.

“O McLaren Senna foi escolhido a dedo para representar a marca SENNA na categoria de superesportivos. Estamos muito felizes de poder trazer este carro ao Brasil para que os fanáticos por carro e fãs de Ayrton Senna possam vê-lo mais de pertinho. Durante todo este ano fizemos eventos para mostrar o carro ao redor do mundo, e o Salão do Automóvel não poderia faltar”, afirma Bianca.

Motor V8 biturbo

O novo McLaren Senna é o carro de estrada mais rápido de toda a história da marca: atinge velocidade máxima de 340 km/h e acelera de 0 a 200 km/h em apenas 6,8 segundos. Seu motor é um V8 bi-turbo, de 4 litros, com 800 cavalos de potência máxima (a maior entre todos os modelos de rua da marca) e 800 Nm de torque, sendo 700 Nm disponíveis a apenas 7.000 rpm.

A transmissão de sete marchas, com embreagem dupla e transmissão contínua, fornece a tração do motor montado entre-eixos para as rodas traseiras.

Além de ter participado do desenvolvimento do carro, Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, pilotou o carro na pista, quando fez o seguinte comentário: “O McLaren Senna honra o meu tio por ser absolutamente focado no piloto e em sua conexão total com o veículo. Esse engajamento, essas pistas sensoriais às quais o motorista responde e das quais ele depende, toda a experiência imersiva, estiveram no centro do desenvolvimento”.

O McLaren Senna conta com a tecnologia Ignition Cut adotada da Fórmula 1, que provoca um corte momentâneo de centelha durante uma mudança de marchas para proporcionar trocas mais rápidas possíveis.  Com o corte na ignição, tanto na troca de uma marcha para cima ou para baixo, esta tecnologia amplamente desenvolvida de transmissão e software da McLaren proporciona um aumento de desempenho em linha reta.

Suspensão hidráulica

Outra tecnologia avançada do superesportivo está em sua aerodinâmica de chassi proporcionada por combinar a avançada suspensão hidráulica desenvolvida para o McLaren P1 ™ com a mais recente criação de controle denominada RaceActive Chassis Control II. Esta inovadora suspensão hidráulica traz o modo Race, que reduz significativamente a altura do esportivo em movimento, melhorando o centro de gravidade e a aerodinâmica.

Assim, à medida que a velocidade aumenta, a suspensão endurece para suportar as crescentes cargas aerodinâmicas, o que garante ainda mais controle ao motorista em utilizações esportivas de pista ou de estrada.

Além da exclusiva suspensão, o McLaren Senna tem outros elementos aerodinâmicos ativos, incluindo aerofólio traseiro duplo controlado por um sistema hidráulico. Sua atuação lembra a asa de um carro de Fórmula 1, já que ele se reposiciona constantemente para aumentar o nível de pressão aerodinâmica, além de atuar como freio aerodinâmico em velocidades altas. Todas as tomadas de ar são funcionais, inclusive aquelas presentes abaixo dos faróis e das lanternas.

Freios

O sistema de freios é o mais moderno já instalado em um esportivo de via pública da McLaren. Utiliza tecnologia de corrida com discos de cerâmica de carbono que, sendo sete vezes mais do que um disco de cerâmica de carbono convencional).

As pinças dianteiras inspiradas na Fórmula 1™ apresentam um design monobloco super-rígido e seis pistões ventilados para reduzir as temperaturas. Um servo-freio usado no McLaren P1 ™ GTR somente para pista melhora a modulação e a consistência do pedal.

O resultado entre a mistura destes componentes de freios feitos para a pista torna o McLaren Senna um carro superseguro nas frenagens: percorre a distância de apenas 100 metros vindo à velocidade de 240 km/h e menos de 30 metros na velocidade de 100 km/h.  Colaboram também os pneus especiais Pirelli P Zero Trofeo R 245/35 ZR 19 na frente e 315/30 ZR 20 na traseira, que envolvem as rodas de alumínio ultraleves com uma porca central – como em um carro de competição.

Fibra de carbono

Todas as partes da carroceria do MacLaren Senna são feitas de fibra de carbono, contribuindo para fazer dele o automóvel mais leve da McLaren desde o mítico F1: são apenas 1.198 kg. Outro diferencial é o sistema de escape com três canos que saem pelo deck traseiro liberando ineditamente os gases pelo lado de cima da carroceria, em ângulo que favorece a aerodinâmica e melhora o resfriamento do motor.

Dentro do cockpit do McLaren Senna, a engenharia extrema é clara. O volante de três raios é semelhante ao do modelo 720 S, shift paddles e livre de botões e interruptores. Os mecanismos de abertura das portas e de acionamento das janelas foram instalados num console montado no centro do teto, onde ficam também outras funções vitais do carro, incluindo o botão do modo Race e até o comando para acionar e desligar o motor.

Praticamente todas as partes do interior têm fibra de carbono exposta, com exceção do revestimento do teto e dos bancos do tipo concha, que podem ser recobertos por couro ou Alcantara. Atrás dos assentos fica um compartimento para acomodar um par de macacões e dois capacetes ou pequenos objetos. A estrutura das portas, que se movimentam para cima e até os seus amortecedores pneumáticos ficam à mostra para diminuir algumas gramas no peso.

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