Home / DMAutos

DMAUTOS

SUV compacto Lexus NX 300h híbrido chega ao Brasil

Lexus NX 300h F Sport

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Lexus traz ao Brasil mais um modelo com motor exclusivamente híbrido. Trata-se do SUV compacto premium NX 300h 2019. Além do hatchback CT 200h, disponível no mercado desde 2012, e da nova geração do sedã LS 500h, lançado no início do ano, o NX 300h é o terceiro veículo equipado com tecnologia híbrida a ser comercializado pela Lexus no País.

A chegada da linha híbrida do NX, que marca um novo momento da marca em direção à eletrificação, representa também o compromisso da Lexus com o Desafio Ambiental 2050. Desde que chegou ao Brasil, em 2015, o NX estabeleceu-se como o principal veículo da gama Lexus, representando mais de 50% do total vendido pela marca.

Além de nova motorização para as três versões disponíveis no mercado brasileiro – Dynamic, Luxury e F Sport, o SUV compacto premium NX 300h combina dois motores – um motor a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um motor elétrico síncrono de imã, além de uma bateria híbrida de níquel. O sistema varia a potência entre o motor a gasolina e o elétrico, alternando ou combinando os dois, conforme necessário.

Potência

O motor a combustão possui potência isolada de 155 cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. Por sua vez, o propulsor elétrico gera isoladamente 143 cv de potência e torque de 27,53 kgfm. Juntos, os dois motores rendem 194,45 cv, priorizando a necessidade de energia de acordo com o modo de condução do motorista.

O NX 300h, que desembarca no País com preços sugeridos de R$ 229.670 (Dynamic), R$ 240.110 (Luxury) e 260.990 (F-Sport), possui ainda sistema de tração All-Wheel Drive. Em resposta às condições de dirigibilidade, a tecnologia AWD direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas conforme necessidade, melhorando a tração em diferentes tipos de terrenos.

O sistema AWD inclui a função de Assistência Ativa em Curvas (Active Cornering Assist – ACA), que ajusta a força de direção dianteira e traseira para compensar viradas de curvas com maior ou menor demanda de força, melhorando a estabilidade e controle, além de melhorar a eficiência do veículo uma vez que as rodas recebem a força extra apenas quando necessário. O NX 300h passa contar com transmissão Hybrid Transaxle em todas as versões. ,

Nota A

Com a introdução da motorização híbrida, que recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o motorista tem à disposição mais uma opção de condução com o modo EV, priorizando apenas o motor elétrico, sendo recomendado para curtos trajetos em baixas velocidades.

Todas as versões passam a contar, portanto, com os seguintes modos: Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. A versão F Sport acrescenta o modo SPORT+. Aliada ao sistema de suspensão adaptativa variável AVS, essa configuração transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.

Desde a linha 2018, os para-choques foram redesenhados. Na dianteira, as versões Dynamic e Luxury possuem grade do tipo Spindle e linhas fluidas com o capô e portas da frente, enquanto na versão F SPORT a grade preenche amplamente a área frontal do veículo e conta com acabamento de alto brilho em forma de colmeia.

Os conjuntos ópticos dianteiros contam com projetores de lâmpadas Full-LED em formato de L. A novidade para o conjunto a partir da linha NX 300h 2019 são novas setas sequenciais, tanto na dianteira quanto na traseira, para as versões Luxury e F SPORT.

Os faróis de neblina, também em LED, possuem luzes de curva desde a versão de entrada Dynamic. Toda a linha NX 300h possui rodas de liga leve aro 18’’. Na versão Luxury, o acabamento é brilhante com revestimento metálico escuro. Já a F Sport conta com finalização em dois tons em preto e prata para maior apelo esportivo.

Conforto e Conveniência

O NX 300h se destaca interiormente pela tela de LCD para o multimídia exclusivo Lexus, presente na linha desde o ano passado, com 10.3’’ para as versões Luxury e F SPORT e 8’’ para a Dynamic. O sistema multimídia Lexus, por sua vez, é compatível com TV digital (nas versões Luxury e F Sport), rádio AM/FM, DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA, sistema Bluetooth® com microfone e amplificador e câmera de ré com linhas guias.

Funções como consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio podem ser consultadas no computador de bordo em tela de 4.2’’ em TFT. Nas versões Luxury e F SPORT, a navegação GPS também pode ser verificada.

A versão F Sport possui ainda head-up display, com projeção em 3D no para-brisas com informações sobre velocidade, áudio, navegação GPS, indicador de direção ECO, e força G, além do carregador sem fio para smartphone. As três versões dispõem de ar condicionado dual zone digital, Smart Entry System e acionamento do motor por meio do Start Button.

Como novidade para a linha 2019, o NX 300h passa a contar com sistema hands free para abertura do porta-malas, que funciona por meio de sensores de movimento nas opções Luxury e F SPORT. O compartimento possui também abertura e fechamento elétrico para essas versões.

Nos bancos do motorista e passageiro dianteiro de toda a linha há regulagem elétrica para ajuste de distância, inclinação e altura. Os assentos das configurações Luxury e F SPORT adicionam ajuste para a lombar, função de memória com capacidade de armazenamento de até três perfis, e a função Return & Away, que desliza o volante e banco do motorista para trás ou para frente automaticamente ao desligar o veículo.

Bancos aquecidos

O sistema de aquecimento dos assentos dianteiros é outra exclusividade dessas duas versões, sendo que a Luxury estende a funcionalidade também aos demais ocupantes dos bancos traseiros e passa a contar ainda com rebatimento elétrico do encosto do assento do banco traseiro, outra novidade para a linha 2019.

Desde a versão de entrada Dynamic, o NX 300h dispõe de volante multifuncional com controle de áudio, computador de bordo, telefone e controle de velocidade de cruzeiro. A versão Luxury possui teto solar elétrico equipado com sistema antiesmagamento e acionamento por um toque, enquanto na F SPORT o teto solar é panorâmico fixo.

Desde a versão Dynamic, o retrovisor interno é eletrocrômico e os espelhos externos contam com regulagem elétrica, rebatimento automático, sistema de aquecimento e indicadores de direção. As funções antiofuscante e tilt down estão habilitadas nas versões Luxury e F SPORT.

Limpador do para-brisa com temporizador de velocidade, desembaçador do vidro traseiro e sensor de chuva também estão presentes em toda a linha. O porta-malas conta com iluminação interna, ganchos de fixação de bagagem e capa retrátil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias