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Teste: Andamos no reestilizado Chevrolet Spin Activ7 2019

Norton Luiz
Editor de Veículos

É fato que o Chevrolet Spin ostentava um visual nada agradável, mas nem por isso era rejeitado pelo consumidor. Seu custo/benefício e por ser ideal para famílias maiores, taxistas e frotistas em geral, sempre tiveram peso na hora da compra. Nada bonita, mas serviçal e prática. É fato também que a GM deu um tapa certeiro no visual do Spin modelo 2019. Não foi um tapa no sentido literal da palavra, mas sim um tapa com mãos delicadas na maquiagem na sua minivan, deixando-a mais harmoniosa na aparência.

O que o Chevrolet Spin precisava ganhou na linha 2019. Reconhecidamente “feinho” e contestado pelo design antiquado, nada atraente, o Spin ficou cheio de charme, como num passe de mágica. O trabalho de reestilização, maquiagem ou plástica, como queira definir, agradou em cheio. A minivan, com perfil de crossover, ficou charmosa, ganhou vida nova e se mostra agora com fôlego para manter seu espaço no segmento em que atua.

As mudanças agradaram e a aparência questionada deu lugar a uma nova cara, bem mais jovem e com um apelo emocional forte. DMAutos acompanhou de perto a apresentação do novo Chevrolet Spin, em Foz do Iguaçu, no Paraná, no mês de julho último, e agora andou no modelo que traz também, além do visual, um novo e bem equilibrado acabamento interior. O teste foi feito na topo Activ7, identificação da versão e da quantidade de passageiros que transporta.

A reestilização caprichada feita no Chevrolet Spin é a última do modelo sobre a plataforma GSV, que se despede também no Onix, Prisma e Cobalt. De agora em diante entra em cena na segunda geração do Spin e nos demais modelos da marca Chevrolet a plataforma modular GEM, que estreia a partir de 2020 no Onix e no Prisma. De qualquer forma, mesmo sobre a plataforma GSV que está com os dias contados, a Spin ganhou fôlego de sobra com a nova cara.

O novo visual da Spin abandonou também o estepe preso na tampa do porta-malas da versão Activ. Agora do tipo provisório, foi relocado para o assoalho do compartimento de bagagem, numa solução acertada como foi toda a mexida no modelo. A troca tirou um pouco da característica aventureira da Spin Activ, mas em compensação ganhou mais dois lugares, somando agora sete, razão da identificação Activ7. O preço da versão, na casa dos R$ 83.500, é bastante atraente pelo custo/benefício que oferece.

Mais à frente falamos do conjunto mecânico. Por enquanto, dedicamos as próximas linhas para as considerações sobre o visual, o espaço interno ideal para famílias que necessitam de um veículo com capacidade para sete passageiros e com recursos que não ultrapassem os R$ 100 mil e que não querem partir para a compra de um Fiat Doblô, multivan que já não tem força para permanecer no mercado, além de custar mais caro: pouco mais de R$ 87 na versão Essence de sete lugares.

Ao longo de uma semana em que utilizamos a Spin Activ7, cedida pela General Motors, para avaliação, andamos em rodovias, perímetro urbano e também em estradas de chão com cascalho, passando sobre mata-burros, pontes e córregos. O comportamento da minivan da GM na rodovia surpreendeu pelo excelente desempenho, na cidade mostrou praticidade e na estrada de chão deu conta do recado sempre, rodando firme e transpondo todos os obstáculos sem maiores dificuldades.

A Spin foi um carro pronto e bem resolvido em todas as situações a que foi submetido. Destaco a performance do modelo na estrada de chão batido, ora com muito cascalho e obstáculos como mata-burros com elevação na rampa de acesso e queda na saída e na passagem de córregos em leitos naturais. Nos locais mais aparentes de dificuldades, a ação do motor foi mais forte e a altura do solo que a Spin ostenta ajudou bastante para se chegar do outro lado.

Uma boa suspensão se mostra verdadeiramente em terrenos acidentados e foi exatamente isso que aconteceu com a Spin, que traz suspensão Independente McPherson na dianteira e semi-independente com eixo de torção traseiro. O conjunto, que passou também por um ajuste e ficou mais firme, atuou de forma perfeita e o carro esteve sempre na mão.

As mudanças da familiar Spin são muito visíveis. O capô, agora um pouco mais inclinado, melhorou a aerodinâmica do Spin.  A frente incorpora a grade com a nova identidade visual da marca e os faróis ficaram mais achatados. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas, mudança inspirada no sedã Cobalt.

Interior

Vamos para o interior. Nada de excepcional no acabamento, porém com ótimo visual e os materiais utilizados, que se contrastam, trazem textura mais agradável ao toque. O painel de instrumentos, com design bastante atraente, foi emprestado do Tracker. A central multimídia MyLink 2, de 7 polegadas, tem uma moldura cromada e o revestimento empregado nos bancos limpa com facilidade.

O modelo merece destaque pelo espaço interno. Comporta bem uma família com sete pessoas, mas é bom que na compra o consumidor tenha a certeza de que a terceira fileira, com dois lugares, comporta bem apenas crianças. Adultos viajam espremidos. Outro detalhe: Com os dois bancos da terceira fileira em uso, o porta-malas carrega 162 litros. Sem os bancos a capacidade sobe para 756 litros.

Vale ressaltar um outro ponto positivo nas mudanças empregadas na nova Spin. A segunda fileira de bancos ganhou deslocamento longitudinal. Ela se move cinco centímetros para frente e seis para trás, garantindo, assim, mais flexibilidade no acesso ao interior do veículo. O tanque de combustível tem capacidade para 53 litros.

O que não mudou na Spin foi o conjunto mecânico. O modelo é equipado com o mesmo propulsor 1.8 SPE/4 EconoFlex, de 111 cv, com etanol, e 106 cv, com gasolina, a 5.200 rpm. O torque é de 17,7 kgfm a 2.600 rpm, quando abastecido com etanol, e de 16,8 kgfm a 2.800 rpm, com gasolina no tanque.

Aliás, podemos dizer que o motor não seja efetivamente o mesmo porque para servir o novo Spin passou por algumas melhorias para ser mais eficiente. O câmbio é o automático de seis velocidades. Remapeado eletronicamente, ficou mais macio e com trocas mais eficientes e rápidas. A Spin mede 4,41 m de comprimento, 1,76 m de largura,1,69 m de altura e  2,62 de entre-eixos.

Consumo

Números da própria fabricante mostram que a Spin Activ7 faz de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e registra médias de consumo 10,3 km/l na cidade e até 12 km/l na estrada com gasolina. Essas médias não fugiram das obtidos durante a avaliação do DMAutos com o modelo. Ficaram um pouco abaixo nos trechos em que o motor foi exigido nas acelerações mais fortes e trocas de marchas mais constantes.

A Spin oferece sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis e incorpora o sistema de alerta de esquecimento de pessoas e objetos nos bancos traseiros, item que estreou no Equinox. Uma pena não contar ainda com controle eletrônico de estabilidade entre seus itens de série, indispensável em qualquer veículo e muito mais quando este veículo traz proposta familiar, além de custar mais de R$ 80 mil.

O pacote de itens de série traz ainda sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. A versão Activ7 testada dispõe também de câmera de ré em conjunto com a central multimídia, que espelha smartphones por meio do Apple CarPlay e do Android Auto.

Itens de série de todas as versões

Chevrolet Spin LS 1.8 manual – De série com motor 1.8 Flex e transmissão manual de seis marchas, mais airbag duplo, freios ABS com EDB, Isofix, alerta de pressão dos pneus, faróis com “máscara negra”, sistema de grade ativa, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas nas quatro portas e porta-malas, vidros elétricos com função one touch, banco da segunda fileira bipartido e rebatível, preparação para som, indicador de mudanças de marchas, para-choques e maçanetas na cor do carro, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 195/65 R15 de baixa resistência à rolagem e alarme.

Chevrolet Spin LT 1.8 manual – Itens da versão LS, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, barras longitudinais, volante com comandos de mídia e telefonia e multimídia MyLink 2 com Google Android Auto (incluindo navegadores Maps e Waze) e Car Play (incluindo Siri), tela de 7 polegadas, rádio AM/FM, Bluetooth com streaming e comandos de voz, conexões USB e auxiliar, além de serviço OnStar.

Chevrolet Spin LTZ 1.8 manual – Itens da versão LT, mais serviço OnStar – Pacote Exclusive com navegação por setas com comando de voz, além de volante em couro com comandos de mídia, telefonia e controle de cruzeiro, cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para cinco ou sete ocupantes, retrovisores com ajustes elétricos, faróis de neblina, lanterna de neblina, chave canivete com telecomando, detalhes cromados e em preto brilhante no interior, acabamento em dois tons de cinza e marrom, sensor de estacionamento, grade cromada, computador de bordo, bancos com acabamento premium e banco da segunda fileira bipartido e rebatível.

Chevrolet Spin LTZ 1.8 automático – Itens do LTZ manual, mais transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas “Active Select”, bem como piloto automático e alavanca de câmbio com revestimento premium.

Chevrolet Spin Activ 1.8 automático – Itens do LTZ automático, mais retrovisores externos na cor preta brilhante, lanternas com superfície interna escurecida, proteção lateral, para-choques pretos com apliques prateados na parte inferior, saias laterais com acabamento prata, estepe traseiro com trava interna anti-furto e comando elétrico de destravamento, rodas de liga leve aro 16 polegadas com design exclusivo da versão Activ, pneus de uso misto 205/60 R16, adesivos laterais e estepe de liga leve aro 16 polegadas com design exclusivo da versão Activ.

Preços das versões:

Chevrolet Spin 2019 – LS MT6: R$ 63.990
Chevrolet Spin 2019 – LT MT6: R$ 68.890
Chevrolet Spin 2019 – LT AT6: R$ 69.990
Chevrolet Spin 2019 – LTZ MT6: R$ 78.490
Chevrolet Spin 2019 – LTZ AT6: R$ 81.990
Chevrolet Spin 2019 – Activ AT6: R$ 79.990
Chevrolet Spin 2019 – Activ7 AT6: R$ 83.490

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