Home / DMAutos

DMAUTOS

A um passo de ser lançado, SUV Volkswagen T-Cross faz teste no Brasil

Norton Luiz
Editor de Veículos

Prestes a chegar ao mercado brasileiro, o novo SUV da Volkswagen, o T-Cross, já está em fase final de testes e avaliações no Brasil. De dimensões compactas e construção inteligente, o T-Cross integra o projeto de renovação de toda a frota da Volkswagen no mundo, agora produzidos sobre a Estratégia Modular MQB. O modelo, que será lançado no primeiro semestre de 2019 e mostrado com camuflagem no Brasil, teve suas especificações técnicas reveladas.

O T-Cross terá duas opções de motores TSI, com injeção direta de combustível. Uma motorização é o 1.0, de três cilindros, batizado de 200 TSI, que rende até 128 cv de potência, com etanol, e 20,4 kgfm, e a outra é o 1.4, conhecido por 250 TSI, que gera potência de 150 cv, e 25,5 kgfm de torque. Ambos com transmissão automática de seis velocidades, com borboletas atrás do volante para trocas sequenciais, que também podem ser feitas pela alavanca. É o mesmo conjunto empregado no Golf.

O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (10 mm mais alto que o T-Cross europeu). A distância entre os eixos do modelo que será produzido no Brasil é a maior do segmento: 2.651 mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu). Ele é maior do que o Polo, cujas dimensões são: 4.057 mm de comprimento, 1.468 mm de altura e 2.565 mm de entre-eixos. O Novo SUV da fabricante alemã tem o porte do Honda HR-V e do Ford EcoSport.

Renovação

Quase pronto para ser produzido em série, o T-Cross, segundo SUV dos cinco que a marca vai lançar até 2020 dentro do seu projeto de renovação da frota, representa uma nova proposta para o segmento dos utilitários esportivos. A posição elevada dos assentos e o ângulo de visão elevado, obtido graças a uma maior altura livre do solo e ao sistema de bancos fazem a diferença no T-Cross, considerando serem estes dois pontos que os consumidores do segmento apreciam muito e que são características dos SUVs que se propõem a ser eficientes.

A capacidade do porta-malas do novo SUV varia entre 373 e 420 litros. O encosto dobrável do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade. Típica de um SUV é “descolado”, como define o fabricante. Nas versões do T-Cross com faróis halógenos, a luz de condução diurna é integrada no módulo dos faróis de neblina; já no caso de faróis full-LED, a luz de condução diurna encontra-se acima, na carcaça do farol.

A música do smartphone ou dos serviços de streaming pode ser reproduzida pelo sistema de som “Beats”, com sete alto-falantes e qualidade de som premium. Opcionalmente, o T-Cross traz sistema de Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e o quadro de instrumentos totalmente digital “Active Info Display” de última geração. Como opcional também o sistemade travamento e partida “Kessy”.

Além de sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, o T-Cross também poderá ser equipado com o sistema “Park Assist 3.0”, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra.

Frenagem automática

Entre os outros sistemas de assistência estão o sistema de “Frenagem Automática Pós-Colisão” (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o “Detector de fadiga” (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso).

Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual.

Todas as versões serão equipadas de série com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias