Home / DMAutos

DMAUTOS

Novo Audi RS 4 Avant estreia no Brasil no primeiro semestre de 2019

Norton Luiz
Editor de Veículos

Há 18 anos, o primeiro station wagon Audi RS 4 Avant foi lançado. A quarta geração do modelo, que foi revelada no Salão de Frankfurt do ano passado, desembarca agora no país para fazer parte do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá de 8 a 18 de novembro próximos.  O modelo já tem até prazo para estrear no mercado brasileiro: no primeiro semestre de 2019.

O RS 4 Avant é equipado com motor biturbo V6 de 2.9 TFSI, que rende 450 cv de potência e 600 Nm de torque, o que o torna o topo de linha da família A4. A tração quattro distribui a potência do motor V6 para todas as quatro rodas. Com esse conjunto o RS 4 acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e sua velocidade máxima é de 280 km/h.

Os designers se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO ao projetar o RS 4 Avant. A frente apresenta entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro.

Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado. A pintura exclusiva azul Nogaro com efeito perolado remete à primeira geração do modelo. O novo Audi RS 4 Avant traz rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas.

Potência

A potência do 2.9 TFSI é transferida para o sistema de tração permanente quattro por meio de um câmbio de oito velocidades tiptronic com tempos de trocas de marcha otimizados, afinado especialmente para a condução esportiva. O consumo médio de combustível é de 8,8 litros a cada 100 quilômetros, o que representa um aumento de 17% na eficiência em relação ao modelo anterior. O novo RS 4 Avant pesa 1.790 kg, sendo 80 kg mais leve que o antecessor.

A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o S4. A suspensão esportiva RS, mais o Controle de Direção Dinâmico (DRC), os freios de cerâmica e o volante específico da linha RS estão disponíveis como opcionais. Os motoristas poderão criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi drive select, equipamento de série.

A parte interna preta destaca o caráter esportivo do RS 4 Avant. Os assentos esportivos com costura em padrão de colmeia, o volante multifuncional com base plana, a base do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No Audi virtual cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque.

Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505 litros, valor que sobe para 1.510 litros com os assentos são rebaixados. A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias