DM Autos

Frontier Sentinel: Nissan apresenta conceito radical para missões de resgate

diario da manha

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Nissan agita seu estande na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo mostrando ao público várias novidades, com foco na eletrificação e em conceitos de tirar o fôlego. Um destes é a radical picape Frontier Sentinel apresentada como show-car na feira paulista. Ela se destina a realizar missões de resgate em ambientes de acessos complexos, aonde veículos utilitários de série dificilmente chegam.

Desenvolvida pela equipe do Estúdio de Design da Nissan no Brasil, a veio da Argentina para reforçar a divulgação da 12ª geração da Frontier, que já está sendo produzida na planta argentina localizada em Córdoba, e que começa a chegar ao mercado brasileiro.  A Sentinel pode perfeitamente encarar todo tipo de terreno.

Desenvolvida tendo como base a Nissan Frontier, o conceito Sentinel foi criado para missões de resgate nos diversos tipos de terreno do Brasil, com visual e equipamentos robustos para enfrentar qualquer situação. Além de equipamentos importantes para esses trabalhos, o show car também traz dois conjuntos de baterias do Nissan LEAF (modelo 100% elétrico com pré-venda já iniciada no Brasil) para ajudar no suprimento de energia elétrica para aparelhos.

A caçamba foi preparada para acomodar essas baterias e também gavetas que guardam itens como luvas, lanternas, capacetes, cordas, machados, ganchos, caixa de ferramentas, entre outros. A parte superior do compartimento de carga foi fechada e recebeu uma área especial para pouso e decolagem de um drone, que acompanha o veículo.

O santoantonio reforçado se estende pelas laterais da caçamba, onde ficam também outras áreas para acomodar equipamentos de resgate e as duas entradas de energia para ligar ou recarregar equipamentos elétricos.

Toda pintada na cor “Azul Trovão”, inspirada nas araras azuis brasileiras, a Nissan Frontier Sentinel destaca-se externamente também pelo snorkel para condução por locais com níveis elevados de água e área com sistema de iluminação de alerta acima do para-brisa. Os para-lamas trazem peças plásticas para maior robustez do visual e que contam com defletores.

As rodas aro 16 são protegidas por uma cobertura especial e calçadas em pneus Heavy Duty GT Radial 285/75 R16 Adventuro MT. Internamente o carro tem detalhes no painel em “Amarelo Elétrico” e console central, cor que também está nas costuras especiais dos bancos que lembram circuitos elétricos.

 

Comentários