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Volkswagen lança o SUV T-Cross com preços a partir de R$ 84.990

Norton Luiz
Editor de Veículos

O Volkswagen T-Cross, lançamento mais aguardado no mercado para este ano no concorrido segmento dos SUVs, chegou. Modelo de conceito revolucionário e que oferece itens exclusivos, o T-Cross chega às revendas da marca em março, com preço inicial de R$ 84.990. São quatro versões, sendo que a mais cara, a Higlhine 250 TSI automática, custa R4 109.990, podendo chegar a R$ 127.000 com todos os itens opcionais.

A pré-venda do T-Cross foi aberta nesta terça-feira São apenas 800 unidades das versões Comfortline 200 TSi e Higlhine 250 TSI colocadas à venda nesta faz. Os compradores levam de brinde o VW Connect, cooler e bicicleta dobrável. A reserva é feita mediante adiantamento de R$ 5 mil através do site vw.com.br/prevenda.

O T-Cross chega fortalecido para disputar o mercado com SUVs na faixa de R$ 80 mil a R$ 120 mil. Na lista, portanto, estão o Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta, Ford EcoSport e Nissan Kicks, dentre ouros modelos do aquecido segmento dos SUVS compactos. O T-Cross 200 TSI, a versão de entrada, com câmbio manual, custa R$ R$.990, o 200 TSI automático sai por R$ 94.990, o Comfortline 200 TSI automático R$ 99.990 e o Hilgline 250 TSI R$ 109.990. Com todos os opcionais esta versão pode chegar a R$ 127 mil.

O veículo global T-Cross, primeiro SUV feito pela Volkswagen no Brasil é o segundo  – o primeiro foi o Tiguan Allpace ) - dos cinco novos SUVs a serem lançados pela Volkswagen na América Latina até 2020. O T-Cross, embora com DNA Global da marca, traz características que atendem os desejos dos consumidores locais e um exemplo é o fato de ser mais alto e espaçoso que o T-Cross europeu.

O modelo é produzido sobre a Estratégia Modular MQB, o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. O T-Cross chega ao mercado em quatro versões: T-Cross 200 TSI (a única a trazer o câmbio manual de seis marchas); T-Cross 200 TSI Automático; T-Cross Comfortline 200 TSI e T-Cross Highline 250 TSI – todas essas equipadas com o câmbio automático de seis marchas.

O T-Cross oferece itens exclusivos no segmento, como o painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display), seletor de perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série, bloqueio eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0, suporte para smartphone no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação ambiente em LED e acabamento com apliques decorativos no painel.

Além de todos esses equipamentos únicos, o T-Cross também conta com faróis full-LED, seis airbags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar panorâmico, entre outros recursos.

Motores e transmissões

O T-Cross tem os exclusivos motores TSI que já equipam o Polo, Golf e Jetta. Eles combinam injeção direta de combustível e turbocompressor que entregam alta eficiência energética. O motor 200 TSI (1.0) Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm.

Esse motor pode ser combinado a duas opções de câmbio, ambas de seis marchas: manual (exclusivamente na versão 200 TSI) ou automática com função Tiptronic, que também conta com as aletas no volante para troca de marcha – “shift paddles”.

Por sua vez, o motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline. Gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) – é o maior torque da categoria. Esse motor é combinado exclusivamente à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift paddles”) para trocas no volante.

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 198 km/h – com gasolina ou etanol. O consumo de combustível, segundo normas NBR6601 e NBR7024, corrigidos pela portaria INMETRO nº10 de 11/01/12, é de 11 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada. Com etanol, são 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. O tanque de combustível do T-Cross tem capacidade para 52 litros.

As suspensões do T-Cross têm configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Traz pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a performance dinâmica. São duas medidas disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.

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