Home / DMAutos

DMAUTOS

Nova geração do BMW Z4 já é vendida no Brasil por R$ 309.950

Norton Luiz
Editor de Veículos

A terceira geração do conversível BMW Z4 estreia no país em campanha de pré-venda da versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria, com preço de R$ 309.950. As primeiras unidades serão entregues no próximo trimestre. O modelo esportivo faz parte da mais nova ofensiva de lançamentos anunciada pela empresa e que prevê a chegada, neste ano, de 20 novos modelos das três marcas do BMW Group ao mercado brasileiro.

O novo BMW Z4 sDrive30i M Sport é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina, capaz de entregar 258 cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm), e torque máximo de 400Nm (de 1.550 a 4.400 rpm).

O conjunto motriz do roadster está apto a levá-lo do 0 (zero) aos 100 km/h em 5,4 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h e trabalha associado  câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle). A transmissão inclui ainda a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.

Tamanho

A nova geração do Z4 sDrive30i M Sport cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. O esportivo da nova geração é 85 milímetros mais longo que o anterior (4,324 metros), 74 mm mais largo (1,864 m) e 13 mm mais alto (1,304 m). A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,470 m – 26 mm menor que a da geração anterior.

A presença de bitolas 98 mm mais largas, no eixo dianteiro (1,609 m), e com 54 mm a mais, na traseira (1,616 m), tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.

Externamente, o modelo também traz como destaque o pacote aerodinâmico M Sport, que inclui para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar; saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais altamente distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 18 polegadas.

A versão M Sport chega em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).

O novo BMW Z4 assume uma posição de protagonismo no que diz respeito à mobilidade premium inteligente, principalmente devido à presença do Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário.

Exclusivo

O caráter exclusivo do novo Z4 também pode ser notado graças à vasta diversidade de elementos inovadores. Além do ar-condicionado digital automático, sistema de som Surround Harman Kardon – com amplificador digital perfeitamente integrado a 12 alto-falantes (tweeters, alto falantes de médio porte, centro, graves centrais e subwoofers) e com 365W de potência –, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência.

As características de conforto e estilo exclusivo do novo roadster também são ressaltadas pelo novo Comfort Access 2.0, um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro.

Outra tecnologia de destaque no Z4 é o BMW Live Cockpit Profissional que engloba Head-up Display colorido, duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas a serem controladas por comandos de voz. Elas combinam informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.

Driving Assistant

O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui também o Driving Assistant, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações.

Esta tecnologia agrega ainda o controle de cruzeiro adaptativo que possibilita ao condutor definir uma velocidade constante e que o veículo a adapte de acordo com a velocidade do veículo à frente. As velocidades podem ser fixadas entre 30 km/h e 160 km/h e com quatro diferentes ajustes de distância de segurança.

Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.

O conversível é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS e comando de voz em português.

Além disso, tem também o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo BMW Z4 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui ainda sistemas de segurança de última geração como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de quatro airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat; e estepe de emergência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias