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Porsche abre vendas do Cayenne Plug-in Hybrid

Modelo está sendo comercializado com preço a partir de R$435.000

diario da manha
Porsche Cayenne Plug-in Hybrid começa a ser vendido no Brasil por R$ 435.000 (Foto: Divulgação).

A Porsche lança no Brasil a nova versão Cayenne Plug-in Hybrid. A novidade já está sendo comercializada no mercado através de pré-venda, com preços a partir de R$ 435.000. A expectativa da marca é de ampliar a participação de mercado com a nova versão eletrificada do Porsche Cayenne E-Hybrid.

O Cayenne Plug-in Hybrid tem motor V6 de três litros (250 kW / 340 cv) combinado com um motor elétrico (100 kW / 136 cv) para gerar 340 kW (462 cv) de potência. O torque máximo, de 700 Nm, é disponibilizado logo acima da rotação de marcha lenta.

Combinados, os motores a combustão e elétrico do Cayenne Plug -in Hybrid rendem 462 cv (Foto: Divulgação)

A propulsão híbrida plug-in do Cayenne permite a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos e uma velocidade máxima de 253 km/h. O novo Porsche Cayenne E-Hybrid pode percorrer uma distância de 44 quilômetros e alcançar velocidade de 135 km/h usando apenas eletricidade.

Novo Porsche Cayenne E-Hybrid

O desempenho do motor a combustão melhorou em 5 kW (7 cv) em relação ao antecessor da nova versão do Porsche Cayenne E-Hybrid. Agora ele atinge 250 kW (340 cv), enquanto a performance do motor elétrico está 43% maior, com 100 kW (136 cv). Combinados, os dois motores geram uma potência total de 340 kW (462 cv).

A tecnologia Sport Response (Resposta Esportiva), derivada do supercarro 918 Spyder, é um novo acréscimo. Ela permite que o motor elétrico do Porsche Cayenne E-Hybrid possa ser usado em todos os modos do pacote Sport Chrono de série para um ganho adicional na performance.

A propulsão híbrida plug-in do Porsche Cayenne acelera de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos (Foto: Divulgação)

Porsche Cayenne E-Hybrid: Modos de desempenho Sport e Sport Plus

Nos modos voltados a desempenho – Sport e Sport Plus -, virtualmente toda a energia da bateria pode ser usada para impulsão. No modo Sport, a bateria é carregada apenas na medida necessária para uma nova ação de impulsão. No modo Sport Plus, a bateria é recarregada o mais rapidamente possível. Os outros modos privilegiam a máxima eficiência de condução.

A capacidade da bateria foi significativamente melhorada no Porsche Cayenne Plug-In Hybrid, juntamente com a autonomia com eletricidade e as reservas para impulsão: em comparação com o modelo anterior, a capacidade aumentou de 10,8 para 14,1 kWh. Isso equivale a um aumento de aproximadamente 30 por cento.

A bateria com resfriamento líquido, alojada sob o assoalho de carga na traseira do carro, consiste de oito módulos de células, cada um deles com 13 células prismáticas de íons de lítio. A bateria de alta voltagem do Porsche Cayenne Plug-in Hybrid é carregada totalmente em 7,8 horas através de uma conexão de 230 volts e 10 amperes.

Pela primeira vez na história, o head-up display é oferecido num modelo da Porsche (Foto: Divulgação)

Se for usado o carregador de bordo opcional de 7,2 kW e uma conexão de 230 volts com 32 amperes como alternativa ao carregador de série de 3,6 kW, a bateria é “preenchida” novamente em apenas 2,3 horas.

O módulo híbrido consiste de uma combinação integrada do motor elétrico com uma embreagem de separação. Diferentemente do sistema eletrohidráulico anterior, com atuador mecânico, a embreagem de separação agora é operada eletromecanicamente.

Cayenne Plug-in Hybrid: Novo câmbio Tiptronic S

A transmissão ganhou o novo câmbio Tiptronic S recentemente desenvolvido para toda a linha Cayenne, com oito velocidades. A caixa de câmbio automática permite uma arrancada mais confortável e suave. A interrupção da força de tração durante o processo de troca também foi reduzida ainda mais.

O novo chassi do Cayenne E-Hybrid proporciona o mesmo dinamismo de condução de carro (Foto: Divulgação)

Com o sistema de Gerenciamento de Tração da Porsche (Porsche Traction Management – PTM), o Porsche Cayenne E-Hybrid possui tração ativa permanente nas quatro rodas distribuída através de uma embreagem multidiscos eletronicamente comandada, controlada por mapeamento.

Graças ao chassi completamente novo, o Cayenne E-Hybrid proporciona o mesmo dinamismo de condução de carro-esporte disponível em todos os modelos da nova geração do Cayenne. O sistema de gerenciamento ativo da suspensão (Porsche Active Suspension Management – PASM) é disponibilizado de série.

Itens opcionais

Itens opcionais incluem o sistema elétrico de estabilização de rolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) e um engate para reboque para cargas de até 3,5 toneladas.

O novo câmbio Tiptronic S desenvolvido para toda a linha Cayenne traz oito velocidades (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, o head-up display é oferecido num Porsche: ele projeta todas as informações mais importantes sobre a condução diretamente na linha de visão do motorista, num mostrador totalmente colorido.

Outros novos itens agora disponíveis no Cayenne são o copiloto digital inteligente Porsche InnoDrive com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, bancos com massagem, um para-brisa aquecido, aquecimento independente com controle remoto e rodas de 22 polegadas de metal leve..

Essa é somente uma das várias iniciativas de E-Performance que a Porsche vem introduzindo no país visando os modelos híbridos Plug-in e a preparação para o primeiro veículo 100% elétrico da Porsche, o Taycan, que será introduzido em breve no mercado brasileiro.

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