Home / DMAutos

DMAUTOS

Ford Ka 100 Anos: ideal para quem gosta de exclusividade

Ford Ka 100 anos. Com a série limitada de 1.000 mil unidades do hatch, alusiva ao centenário da marca no Brasil, a fabricante norte-americana comemora um século de operações no País em 2019.

O Ka 100 Anos - a Ford lançou também o SUV EcoSport 100 Anos - chama a atenção pela exclusiva cor azul Belize, teto preto, rodas de liga leve em preto brilhante e o acabamento interno diferenciado.

Mas antes de entrarmos nas impressões sobre o Ka 100 Anos, vamos relembrar que há 100 anos a Ford começou a produzir veículos no Brasil. Foi a primeira montadora a se instalar no País.

O século brasileiro da Ford está sendo lembrado apenas com a série limitada, batizada de 100 anos, dos modelos Ka e EcoSport. Quem sabe a Ford esteja reservando alguma surpresa antes que o ano termine, uma vez que as duas novidades chegaram de forma tímida ao mercado, sem alarde.

Mas isso não significa que a fabricante está parada. Nesse sentido, a Ford já apresentou a nova picape Ranger 2020 e o EcoSport com tecnologia um Run Flat Tire e sem o estepe na tampa traseira. Mesmo que importados, outros novos produtos tendem a manter as vendas dos modelos Ford aquecidas. É o caso, por exemplo, do SUV Premium Eddge, que já está no mercado.

Para o próximo ano chega o SUV Territory, vindo da China e já certo para ser mostrado no Rock in Rio em setembro, no Rio de Janeiro. No segmento dos esportivos, a marca vai continuar sendo bem representada com a chegada, provavelmente em novembro, do novo Mustang, o Muscle Car referência da Ford no mundo.

A série limitada de 1.000 unidades do Ford Ka 100 Anos é baseda na versão SE Plus do hatch

Ford Ka: Andamos na série especial 100 Anos

Agora vamos de falar de forma específica do Ford Ka 100 Anos. A série de 1.000 unidades nasceu baseado na versão SE Plus e tem preço de R$ 66.000, valor equivalente a R$ 5.600 acima do cobrado na versão do qual deriva. Você vai conhecer um pouco da série limitada que o DMAutos testou durante uma semana.

De aparência bem marcante, provocada pela cor forte do azul Belize, o teto preto e as rodas aro 15 pintadas de preto brilhante, o Ka 100 Anos não é só uma carinha bonita e de apelo esportivo bem claro. É também um conjunto de acertos. A placa 100 Anos fixada na parte superior do para-lama identifica a série. É um carro que traz acabamento interno bem trabalhado e de bom gosto.

A cor preta, que combina de forma bem harmoniosa com o azul, está também na grade dianteira, maçanetas das portas e capas dos retrovisores externos. Internamente, os bancos em tecido e couro sintético têm costuras azuis e são estilizados conforme a série. A logo 100 Anos, por exemplo, fica ao lado a bandeira do Brasil, em baixo relevo, nos encostos de cabeças dos bancos dianteiros.

O interior na cor preta do Ka 100 Anos traz bancos estilizados com o nome da série

Ford Ka 100 Anos: Eclusividade baseda na versão SE Plus

Baseada na versão SE Plus 1.5 automática e ideal para quem gosta de exclusividade, o Ka 100 Anos traz como itens de série faróis de neblina, sensores traseiros de estacionamento, trio elétrico, controle de cruzeiro, central Sync 2.5 com tela tátil de 6,5 polegadas e conexão com celulares Apple e Android, direção elétrica, ar-condicionado manual, volante com ajuste de altura e profundidade e ganchos Isofix para cadeirinhas infantis.

O motor que equipa o Ka 100 Anos é o conhecido e bem produtivo motor Dragon 1.5 16V TiVCT três-cilindros flex, de 136 cv (com etanol), associado ao câmbio automático de seis marchas. O conjunto casa bem e oferece boa economia, desempenho e mostra força em saídas vigorosas para um hatch compacto leve.

A cor azul Belize do Ford Ka 100 Anos contrasta com o preto das rodas, teto e retrovisores

O consumo registrado na cidade, com etanol no tanque, ficou em média 7,6 km/l e em 10,5 km/l na estrada, com o mesmo combustível.

EcoSport 100 Anos: contrastes entre o azul e o preto

Para não dizer que não falamos também do EcoSport 100 Anos, embora não tenhamos andado no SUV, fica aqui o registro. O SUV do centenário da marca, derivado da versão SE, contrasta a pintura azul Belize, já comum na linha (ela é novidade apenas no Ka), com o preto da grade, colunas, retrovisores e rodas de liga leve aro 16.

O hatch Ka 100 Anos chegou ao mercado acompanhado do Ford EcoSport com a mesma série

A cabine do EcoSport 100 Anos traz forro de teto na cor preta, conforme a versão Storm, a top da linha do SUV. Os bancos têm costuras azuis e a logo dos 100 Anos no encosto de cabeça como no Ka, mas com a observação de que estes são revestidos em couro sintético.

Como equipamentos de segurança e comodidade de série, o EcoSport 100 Anos oferece controles de estabilidade e tração com sistema anticapotamento, assistente de partida em rampas, chave MyKey, faróis com luzes diurnas, computador de bordo digital de 4,2 polegadas, câmera de ré e central de 7 polegadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias