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Chevrolet S10 Z71: Versão americanizada muda só no visual

Testamos a picape que mira a Ranger Storm e a Frontier Attack como principais concorrentes.

diario da manha

A Chevrolet S10 Z71 2022 estreou no mercado brasileiro no final do ano passado um visual no estilo de vida norte-americano. O pacote Z71, reverenciado nos Estados Unidos e que deu nome à versão da picape, vestiu a S10 com uma roupagem que remete ao mundo aventureiro cultuado lá fora.

Por aqui, a vida estressante do dia a dia tem levado cada vez mais à prática de aventuras e conquistado cada vez mais adeptos. No geral, as marcas têm atraído consumidores que já vivem as emoções aventureiras com lançamentos cada vez mais atrativos no crescente segmento de picapes.

Aventureiras

Além da S10 na versão Z71, a Ford, que já tinha a aventureira Ranger Storm, acaba de lançar a versão FX4 da sua picape. Com o mesmo perfil, a Nissan, por sua vez, oferta a Frontier Attack, a Toyota conta com a versão GR Sport e a Mitsubishi com a L200 Savana.

Mas é da Chevrolet S10 Z71, vendida por R$ 271.910,00, que vamos falar na matéria, cuja versão foi cedida para teste ao DMAutos pela General Motors.

A novidade da GM, com a identidade Z71, mira a Ford Ranger Storm e a Nissan Frontier Attack. A versão passa a ocupar posição intermediária na linha da picape, ficando acima das versões LS e LT e abaixo da LTZ e High Country.

A versão Z71, baseada na configuração LT, é diferente das demais versões e outras marcas pelo pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada, além da sua vocação off-road.

A Chevrolet S10 Z71 veio para ampliar o leque de configurações da S10, visando fortalecer ainda mais o modelo. O foco da S10 Z71 é o consumidor que se identifica com valores do campo e enxerga até mesmo a versão como parte de um estilo de vida.

Sigla cultuada nos EUA

A sigla Z71 é cultuada nos Estados Unidos pelo seu significado de robustez e serviu de inspiração para o lançamento no Brasil da picape com a mesma identidade. Naquele mercado o pacote Z71 é item quase que indispensável nos modelos Colorado e Silverado.

“A S10 Z71 chega num momento em que as pessoas estão descobrindo formas diferentes de trabalhar e de se divertir. Cresce o interesse por viagens de automóveis, por esportes de aventura e pelo maior contato com a natureza”, diz Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul, durante a apresentação do produto.

Desenvolvida em conjunto pela engenharia da General Motors no Brasil e nos Estados Unidos, a S10 Z71 possui mais de 20 itens de personalização.

Dos equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a nova versão, destaque para o santo-Antônio, estribos em formato tubular, molduras de proteção dos paralamas e pneus “All-Terrain”.

Evoluções mecânicas

A Chevrolet S10 Z71 herda as evoluções mecânicas adotadas recentemente em toda linha S10, como a turbina redimensionada e a nova calibração do motor 2.8 Turbo Diesel e da transmissão automática AT6. A tração é ajustada por um seletor eletrônico no console central e dispõe do modo 4×4 com reduzida.

A versão de perfil off-road da S10 é ofertada nas cores Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Topazio e Azul Eclipse, esta a cor da versão avaliada pelo DMAutos.  

A Z71 vem equipada com os itens de segurança, conveniência e conectividade valorizados pelo público-alvo. Entre eles estão seis airbags, acabamento premium dos bancos e MyLink com Android Auto e Apple Car Play.

Visual diferenciado

A versão Z71 fez sua estreia no Brasil com a S10 após o modelo ter recebido a chancela exigida nos requisitos do pacote, como o nível de robustez. A versão tem um visual diferenciado e é também preparada para encarar desafios fora-de-estrada. Ao todo, a Chevrolet S10 Z71 traz mais de 20 itens de diferenciação em relação a versão LTZ.

Na dianteira, a S10 Z71 traz conjunto ótico com faróis de máscara negra contornados por LED. Os detalhes ressaltam a esportividade ao mesmo tempo que agregam um ar mais tecnológico ao veículo.

A grade toda escura com o nome “Chevrolet” em relevo destaca a força do conjunto. A cor preta aparece também no aplique central do para-choque, na capa dos retrovisores externos, nas rodas de alumínio aro 18 e até em acabamentos na parte traseira. O preto está também nos letreiros que identificam a configuração do veículo.

Na lateral da picape, outro diferencial são as molduras “flutuantes” nos paralamas, que parecem deixar o veículo mais largo e elevado em relação ao solo. A peça foi originalmente pensada para proteger a lataria principalmente em trilhas de mata fechada.

Identificação

Dentre os elementos que ajudam a identificar a versão estão os estribos e o santo-Antônio de estilo tubular, muito comuns em veículos de rally ou voltados para esportes de aventura.

Os estribos, além de servirem de degrau para facilitar o embarque à cabine, protegem a parte inferior contra o impacto de determinados objetos durante o uso extremo.

O santo-Antônio estendido, por sua vez, permite mais pontos de fixação para diferentes tipos de carga, de uma motocross até uma barraca de camping. Para receber a grande peça metálica, a caçamba ganhou apoios adicionais.

Adesivos contornando a base das portas e do compartimento de carga dão um toque particular, enquanto o nome da versão aparece também nas extremidades laterais. As lanternas escurecidas também foram especialmente desenvolvidas para a S10 Z71, que traz ainda a gravata preta, própria de versões especiais da Chevrolet.

A customização está presente também na cabine. Os apliques centrais do painel, os revestimentos das portas e do console são todos em preto para contrastar com os detalhes em cinza acetinado presentes no habitáculo.  O volante, por sua vez, conta com revestimento premium, assim como os bancos.

S10 Z71: Equipamentos

A S10 Z71 conta com seis airbags, MyLink com Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré de alta definição e direção com assistência elétrica inteligente.

A lista inclui ainda vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave, banco traseiro rebatível com porta-objetos e computador de bordo com a função “ECO”.

Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados também para o uso fora-de-estrada completam o pacote. A partida é dada  com a chave tradicional quando o botão daria mais sofisticação versão.

Reforço

O chassi, a suspensão e a mecânica são reforçadas, seguindo as mesmas especificidades das demais versões da picape em sua linha 2022. Isso significa que vários componentes foram projetados com materiais diferenciados em sua composição para suportar o uso severo que o consumidor costuma enfrentar aqui no país.

O conjunto propulsor da S10 Z71 é o mesmo das versões mais sofisticadas, contando inclusive com o exclusivo sistema CPA, que reduz os níveis de ruído e vibração.

O motor 2.8 Turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque vem com as mesmas evoluções aplicadas recentemente à linha de produtos. Entre as melhorias estão o redimensionamento da turbina e a calibração entre o motor e o câmbio, melhorando a resposta da picape em arrancadas e ultrapassagens.

Com a mesma programação eletrônica da versão High Country, a Z71 vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e o consumo de combustível é de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada, de acordo com o padrão do Inmetro.

Tração 4×4

A Chevrolet S10 Z71 vem equipada também com seletor eletrônico para ativação da tração 4×4 e da reduzida, além de controle de velocidade para descidas íngremes. O sistema, acionado por um botão no painel, é útil para reduzir escorregamentos em ladeira com piso de baixa aderência.

Por ter espírito aventureiro, a S10 Z71 utiliza pneu “All-Terrain” específico para o produto. Esse tipo de solução é algo realmente raro no segmento e foi pensado, segundo a General Motors, para otimizar a aderência do veículo em todos os tipos de terreno, com foco especial para a terra.

Os pneus da Z71 contam com ombros mais espessos e volumosos, escudos nas laterais para maior proteção e ainda são fabricados com uma composição de borracha mais resistente. Por isso cada pneu traz 320 gramas extra de material em relação ao modelo original do fornecedor.

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