Home / DMAutos

DMAUTOS

Audi Q3 2022 estreia carroceria Sportback e porta-malas de 530 litros no Brasil

Andamos no novo Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI 2022. O modelo estreia nova carroceria SUV Cupê no mercado brasileiro, onde começa a ser vendido nas versões Performance e Performance Black. Importado de Gyor, na Hungria, o Q3 Sportback e seu irmão SUV, este já vendido por aqui, serão produzidos no Brasil a partir do próximo semestre.

Para ser mais exato, na verdade, o Audi Q3 volta a ser fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, onde ocupou as linhas de produção entre 2018 e 2020. O período foi de fabricação apenas do SUV, então equipado com motor 1.4 TFSI, de 150 cv, a gasolina, e agora receberá também a versão Sportback 2.0 TFSI.

O Q3 será o primeiro modelo da montadora produzido no Brasil com a inédita tração quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades. Além disso, terá o maior porta-malas da categoria, com capacidade para 530 litros.

A versão de entrada Performance quattro tem preço de partida de R$ 315.990,00 e a topo Performance Black quatro parte de R$ 315.990,00.

Motor

O motor EA888 2.0 TSFI que equipa o Audi Q3 Sportback é um dos diferenciais do modelo pela performance que oferece. Trata-se de um propulsor com uma aceleração surpreendente e que proporciona uma economia considerável de combustível.

À gasolina, de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, o motor 2.0 TFSI da família EA888 desenvolve 231 cavalos de potência, 340 Nm de torque e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,0 segundos.

Durante o teste a bordo do modelo, nos 600 km de ida e volta entre São Paulo e Paraty, no Rio, o Audi Q3 Sportback registrou consumo de 12,3 km/l de gasolina. Um baixo consumo para um modelo com um motor de performance esportiva. O conforto a bordo, totalmente sem ruídos exteriores, é outro ponto de destaque do Q3.

A transmissão tiptronic de oito velocidades do Q3 Sportback, inédita, proporciona trocas de marchas mais ágeis e precisas. O conjunto confere ao modelo uma excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

Design esportivo

Aliando design esportivo com um porte atlético, o Audi Q3 Sportback 2022 mede 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro largura, 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro de altura e 2,68 metros de entre eixos. Seu peso total é de 1.676 quilos.

"Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos muito orgulhosos em retomar a produção em São José dos Pinhais (PR) em breve com este belo carro. O Audi Q3 é uma referência no segmento e best-seller global da marca. No ano passado foi o segundo mais vendido, com quase 260 mil unidades comercializadas em todo o mundo”, disse Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

O novo Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI possui linhas fluidas e atléticas, ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado, que conferem um visual único e marcante. Na dianteira, a imponente grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q.

As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade. Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.

Efeito visual

Na lateral, o caimento do teto levemente inclinado e a linha de cintura transmitem a sensação de que o veículo é mais comprido até mesmo que o seu irmão Q3 SUV. Esses detalhes proporcionam um efeito visual interessante, embora a diferença no comprimento deles seja de apenas 16 milímetros.

Os vincos marcantes na parte inferior das portas reforçam o caráter atlético do SUV Cupê. A traseira com seu para-choques esportivo, janela ladeada por molduras pretas e lanternas tridimensionais, tornam o conjunto ainda mais harmonioso.

O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. As linhas horizontais acentuadas aumentam a sensação de espaço interno, enquanto os materiais resistentes que revestem potencializam a robustez do SUV Cupê.

O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.

Painel de vidro

No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante, sobretudo quanto desativada.

Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

Composto por chapas de aço de alta tecnologia lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, a estrutura do veículo combina alto nível de rigidez e peso total reduzido. Graças ao primoroso isolamento acústico, o nível de ruído interno na cabine é praticamente imperceptível.

Compacto por fora e com amplo espaço interno graças à moderna plataforma MQB A2, o modelo possui excelentes ângulos de entrada e saída para maior conforto de rodagem em trechos urbanos e fora de estrada. Dentro do cockpit, o novo Q3 Sportback é um dos modelos mais confortáveis do segmento e oferece um espaço adequado para cinco ocupantes.

Assentos confortáveis

Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos e posição levemente elevada, garantindo ao condutor inúmeras posições para se acomodar e uma visão panorâmica do caminho. Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios.

Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série, que asseguram um espaço surpreendente para as pernas e joelhos dos ocupantes. O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros, o maior volume da categoria, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.

O Audi Q3 Sportback oferece diversão ao volante em diferentes tipos de terrenos graças à direção progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas.

A suspensão transmite agilidade e conforto nos trechos urbanos e estradas sinuosas devido aos ajustes precisos das molas e amortecedores para o mercado brasileiro, com o aumento de 18,5mm na altura da suspensão dianteira e 13,5mm na suspensão traseira. É possível selecionar diferentes modos dinâmicos personalizando ainda mais a experiência do motorista ao volante.

Audi Q3: Modos de condução

Já o Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road.

Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativando outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente.

O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente mediante solicitação do motorista.

Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free.

Cinco estrelas no EuroNCAP

Com nota máxima (cinco estrelas) no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 Sportback oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.

Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que auxilia o condutor nos congestionamentos das grandes cidades e torna a condução mais eficiente; Sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência; e o sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning), oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black.

O teto solar panorâmico “Open-Sky” é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.

O Audi Q3 foi produzido de 2016 a 2018 em São José dos Pinhais (PR). Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ (Hungria), para a montagem em solo brasileiro.

Acessórios Genuínos Audi

Os novos Q3 Sportback quattro e Q3 quattro oferecem uma linha completa de acessórios aos clientes Audi que desejam personalizar ainda mais seus veículos. Os equipamentos originais estão disponíveis na rede de concessionárias autorizadas da marca no país e oferecem estilo, comodidade, conforto e esportividade.

Para aumentar a capacidade de transporte e tornar as viagens ainda mais divertidas, o Q3 Sportback pode ser equipado com Rack de Teto e Rack de Bike, que oferecem montagem simples, design esportivo e materiais de alta qualidade e durabilidade.

O conjunto de rodas modelo "Secare" de 19 polegadas foi aprovada em rigorosos testes de segurança e possui quatro camadas de pintura contra influência da luz, intempéries e corrosão. Com seu visual combinando preto matte e cinza quartzo malte, possui um magnetismo que atrai olhares por onde passa.

Outros acessórios

Também conta com o jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante, que oferecem a mistura perfeita de design e segurança. A esportividade é reforçada pelos retrovisores em carbono.

Já o conjunto exclusivo de tapetes de borracha são resistentes, recicláveis e precisamente ajustados às dimensões do piso. Com base antiderrapante, protegem a cabine da umidade e podem ser facilmente higienizados.

Os veículos podem receber também o Audi Beam, com suas poderosas luzes em LED que projetam símbolos da Audi no solo quando se abre a porta. São três imagens oferecidas: logotipo quatro argolas, logotipo Gecko e logotipo quattro. Para aumentar a conectividade a bordo, está disponível o cabo de conexão para iPhone e Samsung (tipo USB-C).

Por fim, a câmera de gravação "Universal Traffic Recorder" - UTR (dianteira + traseira) registra imagens em alta resolução durante o trajeto.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias