Home / DMAutos

Scania

Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

O Scania elétrico K 230E B4x2LB será comercializado a partir da Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto, em São Paulo.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil. O modelo o K 230E B4x2LB entra para a história e inicia a jornada de eletrificação da fabricante sueca no País. O veículo tem autonomia entre 250 a 300km, tração 4x2, vocação urbana e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas terão início na Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

“Estamos vivendo um ano muito especial para a história da Scania no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

O Scania K 230E B4x2LB teve sua autonomia de 250 a 300km dimensionada numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular. O modelo comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal.

“Vamos começar pela tração urbana 4x2 e potência de 230 kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Trata-se de uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, todos importados. A máquina elétrica oferece 230 kW, o equivalente a 310 cavalos. Seu motor é ligado a um câmbio com duas marchas. Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos.

O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230 kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300 kW a 1.400 rpm. No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua, o que o torna em um motor elétrico diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

O motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seu custo de manutenção é mais baixo comparado aos motores de combustão interna. Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

Na interface de carregamento, o conjunto transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. A Scania já avalia os carregadores de mercado que giram em torno de 150 a 180 kW, buscando a liberdade para desenvolver uma solução localmente. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

As baterias são de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). Elas dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros.

Uma grande vantagem está no fato de que as baterias são modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. O cliente poderá escolher seu ônibus Scania elétrico com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, ganha as opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira.


		Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil
Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

Mais vídeos:

  • Ford Mustang GT Performance

    Teste: Andamos no Ford Mustang GT Performance na pista do Autódromo de Velocittá

    Impressões ao dirigir o coupê esportivo da sétima geração na pista do Autódromo de Velocittá

    Publicado sábado, 15 de junho de 2024 - 15:20

    / Atualizado sábado, 15 de junho de 2024

  • Haval H6 PHEV19 2025

    GWM Haval H6 2025 ganha nova versão plug-in por R$ 229 mil

    Já até andamos na nova versão PHEV19 do SUV chinês de grande aceitação no mercado brasileiro

    Publicado sexta-feira, 14 de junho de 2024 - 11:21

    / Atualizado sexta-feira, 14 de junho de 2024

  • VW T-Cross 2025

    Volkswagen T-Cross 2025 muda por fora e por dentro para se manter líder entre os SUVs

    Modelo traz melhorias também na parte de segurança e utiliza até pneu da Pirelli que mesmo furado não perde o ar

    Publicado quinta-feira, 16 de maio de 2024 - 22:16

    / Atualizado sexta-feira, 17 de maio de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias