Home / Economia

ECONOMIA

Emergentes têm que se preparar para alta de juros nos EUA, diz FMI

Os mercados emergentes têm que se preparar para o impacto de uma alta na taxa de juros dos Estados Unidos que pode surpreender tanto pelo seu momento quanto pelo ritmo, afirmou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, na Índia.
Em discurso em Mumbai, Lagarde alertou que o chamado "furor de retirada gradual de estímulos" que afetou os mercados emergentes em 2013 pode se repetir.
Naquela época, o então chairman do Federal Reserve Ben Bernanke deixou investidores atribulados quando falou sobre as condições que poderiam levar o Fed a reduzir suas compras de títulos de US$ 85 bilhões por mês, cujo objetivo era estimular a economia.
"O perigo é que as vulnerabilidades que se acumularam durante um período de política monetária bastante expansionista pode sem se revelar repentinamente quando tal política é revertida, criando volatidade substancial no mercado", disse Lagarde em declarações preparadas.
"Nós já tivemos uma amostra disse durante o furor de retirada gradual de estímulos... Temo que isso possa não ser um episódio isolado."
Lagarde disse que economias avançadas podem ajudar a reduzir o risco de volatilidade no mercado ao comunicar claramente as intenções de política. Mas acrescentou que os mercados emergentes que atacaram as vulnerabilidades econômicas se deram melhor em 2013.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias