Home / Economia

ECONOMIA

Kátia Abreu visitará o parque amanhã

Conforme o Diário da Manhã antecipou em edição anterior, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu, visitará o Parque Agropecuário de Goiânia, amanhã por volta das 10h30 da manhã. A ministra, que é natural de Goiânia e se mudou para o Estado do Tocantins com o primeiro casamento, deixou de comparecer à solenidade de abertura da 70ª Exposição Agropecuária de Goiás, em decorrência de outros compromissos.

Durante a visita, o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, pretende fazer uma reivindicação à ministra Kátia Abreu: a reforma completa do Parque Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira. O dirigente classista não especifica valores, mas observa que em caso de resposta afirmativa pedirá a elaboração de um projeto funcional a uma empresa de engenharia e arquitetura e submeterá à apreciação do Ministério da Agricultura, em Brasília.

Para a vinda da ministra da Agricultura a Goiânia, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, deu um toque. Kátia Abreu preside também a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com sede em Brasília. José Mário se dispõe a “ajudar o amigo e companheiro” da SGPA em seu pleito. “Nada mais que justo”, entende o presidente da Faeg, vinculado à CNA.

Governo de Goiás presente

Durante a exposição, as principais superintendências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico de Goiás (SED) estarão presentes em um amplo estande dentro da feira. No local, as principais ações de políticas públicas desenvolvidas pelo governo de Goiás serão apresentadas ao público visitante. Segundo o superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio Camilo de Lima, a finalidade da participação do Estado na feira é interagir com o público, sobretudo com os produtores rurais, de forma a tornar essas políticas cada vez mais claras e efetivas para os reais interessados nesse processo.

“A participação do governo de Goiás, na exposição, simboliza o apoio que esse governo tem dado ao setor agropecuário e ao agronegócio goiano, e também representa o reconhecimento que o governo tem com esse setor extremamente importante para a economia goiana”, destaca o superintendente.

Liderança do setor produtivo

Com apenas 10% de área irrigada, Goiás está entre os maiores produtores de alimentos do País. O Estado se posiciona hoje entre os quatro maiores Estados produtores de alimentos no País. Ocupa 1º lugar na produção de tomate industrial e sorgo, sendo o 4º maior produtor de soja e milho do Brasil.

O superintendente associa essas colocações às condições climáticas, à competência dos produtores e ao apoio governamental (histórico) dispensado ao setor, sobretudo, em termos de infraestrutura e no amparo à instalação de novas empresas em território goiano.

O Estado tem um dos maiores rebanhos bovinos para a produção de carne e leite. O Estado é também o 5º produtor nacional de leite e possui o 3º maior rebanho confinado no País. Outros segmentos, como a avicultura e a suinocultura, também despontam no Estado. “Nesses dois últimos segmentos, Goiás tem o maior complexo brasileiro de transformação e industrialização dessas carnes, que está instalado no município de Rio Verde, enfim, é uma de agricultura que tem assegurado à economia goiana pleno desenvolvimento e condições mais favoráveis para enfrentarmos momentos de dificuldades como esse que vivemos atualmente no País”, finaliza Antônio Flávio.

Leilões da Pecuária

Estão previstos os seguintes leilões na 70ª Exposição Agropecuária de Goiás: Ontem, às 21h, transcorreu o Leilão Amigos do Nelore, no Tatersal 3, com transmissão pelo Canal Rural. Hoje, às 17h, ocorrerá 1º Leilão Goiana Pampa Show e, às 20h, Leilão de Muares e Asininos da Raça Pega, no Tatersal 3. Amanhã (16), ao meio-dia, 25º Leilão Nelore Limoeiro, na Goiás Leilões. Com transmissão pelo Canal do Boi. No mesmo dia e horário, 21º Leilão AGT – Força do Tabapuã, no Tatersal 3. Dia 17, domingo, 12h, 16º Leilão Ouro do Nelore, no Tatersal 3, com transmissão pelo Canal Rural. Dia 19, às 20h, Leilão AGQM, no Tatersal 3, com transmissão pelo Canal Rural. Leilão Alge Genética Senepol – 80 touros de Goiás para o Brasil, leilão virtual. Dia 21, quarta-feira, às 20h, 3º Leilão Alge Genética Senepol, 40 doadoras de Goiás para o Brasil, leilão virtual. Dia 24, ao meio-dia, 26º Novilho Precoce, na Boiadeiro Leilões.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias