Home / Economia

ECONOMIA

Marconi estuda economia mundial para medir a extensão dos cortes em Goiás

Da Assessoria

Depois de um dia ouvindo os mais respeitados estudiosos de economia e gestão pública, na Universidade de Harvard, o governador Marconi Perillo segue na agenda da viagem aos Estados Unidos se juntando aos mais influentes empresários brasileiros atraídos a Nova Iorque para homenagem aos ex-presidentes Fernando Henrique e Bill Clinton. Ouviram palestra de Pérsio Arida, casado com a secretária de Fazenda, Carla Abrão, que é muito respeitado no mundo empresarial. Ele fala com esperança na economia mundial, inclusive no Brasil, principalmente por considerar as qualidades da equipe econômica atual, que a despeito das dificuldades políticas tem demonstrado capacidade de evitar que o País caia no precipício, mesmo com grande dificuldade de retomada do crescimento.

Marconi alega que sua agenda recheada de teoria e aprendizado busca compreender as tendências da economia mundial e brasileira para medir a intensidade e a duração das medidas que antecipou em Goiás quando percebeu os primeiros indícios da crise. Marconi tem feito elogios à condução da equipe econômica brasileira e compartilha otimismo em relação à reversão da crise econômica. O governador acredita no ressurgimento de condições favoráveis para a retomada dos investimentos e se diz preparado para liderar esta retomada entre os Estados brasileiros.

Marconi também se reuniu com Susan Segal para propor realização de evento anual da entidade em Goiás, no ano que vem, com foco principal no financiamento da educação para o desenvolvimento regional. O conselho tem alto interesse no Brasil pela condição de liderança do crescimento latino-americano e dentro do Brasil tem se impressionado com os números do desenvolvimento humano em Goiás. Susan dedica boa parte dos esforços do conselho para envolver mulheres na faixa etária de 18 a 25 anos que passam por dificuldade natural de se manter no mercado de trabalho.

Ainda na busca de soluções para o novo momento econômico, o governador insistiu em procurar estudiosos e especialistas em políticas fiscais que tenham enfrentado o fim dos incentivos regionais, como parece ser o destino de Goiás. O professor Erik Verhoogen, da Universidade de Columbia, trabalha no assunto desde 2012 e chegou à conclusão de que a solução está na facilitação de negócios de pequeno e médio porte que produzem matéria-prima e serviços para os grandes projetos industriais e comerciais como contrapartida ao fim dos incentivos fiscais de forma individual.

Marconi encerrou o dia participando do evento mais prestigiado de Nova York, onde estimou-se mais de 5 mil empresários e políticos brasileiros. Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton, ex-presidentes do Brasil e Estados Unidos, foram os homenageados pela Câmara de Comércio Brasil/Estados Unidos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias