Home / Economia

ECONOMIA

Temporada 2015 da Casa Cor Goiás está oficialmente aberta

A mansão localizada na Rua Mario Bittar, nº 181, no Setor Marista, apresenta aos goianienses 37 ambientes projetados por 56 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo do Estado, exibindo as tendências dessas áreas.

A 19ª edição da mostra apresenta, neste ano, uma nova inspiração: a brasilidade, definida por meio de um mapeamento de macrotendências, que identificou o Brasil como referência de um lifestyle leve, alegre, diverso e encantador. “Ninguém abre a porta de casa de forma mais hospitaleira do que o brasileiro. Nosso objetivo é homenagear a identidade nacional. Por isso, estamos olhando mais para o nosso design e reconhecendo o valor da nossa cultura, história e jeito de ser”, explica Eliane Martins.

A mostra também vai apresentar a tendência do “menos e melhor”, para despertar o desejo de leveza e paz frente aos excessos do mundo de hoje, e o “compartilhar”, engrandecendo os espaços de convivência. “Mantemos o compromisso de criar experiências capazes de inspirar, emocionar e transformar o morar dos goianos, com base em valores como qualidade de escolha, harmonia e beleza, educação e cultura, inovação e diversidade”, destaca Sheila Podestá.

São 3.500 m² de pura criatividade, com ideias que podem ser aplicadas em casas, apartamentos, studios e em espaços comerciais ou corporativos. Ambientes tradicionais como salas, quartos e banhos seguem com lugar cativo. A mostra também traz vários espaços inéditos, como o Estúdio do Aventureiro, Licença, seu Poteiro!, Cozinha da Mãe Joana, Praça das Águas, Private, Studio Barroco, Studio da Médica, Family Room e Drink Time.

Os ambientes estão longe de adotar o mesmo estilo. Diversas escolas de Arquitetura ganham traduções contemporâneas e dialogam com tendências atuais. Além disso, o conceito de sustentabilidade se faz presente por meio do uso de madeira certificada e de demolição, dos econômicos LEDs na iluminação e do consumo consciente de água, tudo isso sem abrir mão do design. A automação dos espaços é outro destaque desta edição, bem como as novidades em produtos, cores e materiais.

A Casa Cor Goiás 2015 terá também o primeiro parklet da cidade. O parklet é uma minipraça construída sobre vaga de estacionamento para transformar um espaço destinado para carros num lugar de convívio para pessoas. Concebido pela start-up Sobreurbana, formada pela arquiteta Carol Farias e pelo produtor cultural André Gonçalves, o equipamento irá durar durante todo o evento, sendo um espaço público e de acesso livre.

Em 2015, a Casa Cor Goiás conta com o patrocínio internacional das louças e metais Deca e Renault como carro oficial. Em nível local, a mostra tem o patrocínio da EBM Desenvolvimento Imobiliário, o apoio do Grupo Rio Quente Resorts e conta com a participação especial da Aldeia Acabamentos e Complementos, da Provence Acabamentos e da Unimed. O jornal O Popular é midia partner do evento.

Sobre a CASA COR

Pertencente ao grupo Abril, a Casa Cor é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2015, chega a sua 19ª edição em Goiás e com outros 19 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia).

Home office

A arquitetas Andréia Spessatto e Naíra Sá apresentam uma proposta diferente na 19ª edição do Casa Cor Goiás, elas assinam o home office da mostra e propõem uma elegante mistura de estilos, texturas, cores e objetos, o que estimula a criatividade. “O espaço de trabalho pode ser despojado e alegre sem prejuízo para a organização e a concentração que toda atividade produtiva requer”, aponta a arquiteta Andréia Spessatto.

Em entrevista ao DM, Andréia fala mais sobre a criação: "O home office está cada dia mais em alta,  a tendencia das pessoa é trabalhar em casa, levar serviço pra casa, principalmente quem é mãe e possui determinadas profissões que também te exigem isso. Queremos mostrar esse home office de uma maneira diferente, ele é versátil. Possui uma escrivaninha que fecha e as portas recolhem então se torna uma estante decorativa, e então uma sala intima. Como o tema deste ano é a brasilidade, trabalhamos com adornos, inclusive há um pavão empalhado, e no lugar de trabalhar um quadro que seria bonito, mas não iria abranger esse tema, trabalhamos um painel que possui imagens da onça-pintada, beija-flor, fauna e flora”, explica.

Banho do Casal

A designer de interiores Alessandra Lobo afirma que o espaço foi inspirado na união de 40 anos dos pais da profissional. Com requinte, ela inseriu materiais contemporâneos, clássicos, modernos e rústicos, promovendo uma mistura de estilos surpreendente. Em 14 m², Alessandra celebra a felicidade do casal em detalhes. Cores marcantes, paredes com revestimento rústico, o brique e também o brilho da mica e dos espelhos marcam o local. A designer utiliza ainda metais Deca com a tecnologia D.Coat, resistente à abrasão, que reforça a reconhecida qualidade da marca para inovar o espaço.

Varanda

Designer de interiores, Genésio Maranhão é veterano na Casa Cor Goiás, para o profissional, a Varanda é o espaço mais prestigiado de uma residência, seja casa ou apartamento. Aberta, despojada e informal, sempre acolhedora, dialogando com jardins e áreas externas, é um convite permanente para os saudáveis encontros da família, reunião de amigos e momentos de relaxamento. Além disso, as altas temperaturas vivenciadas na cidade e o temperamento gregário e festivo do goiano reforçam a propositura que inspirou a elaboração do projeto. A decoração contemporânea e cosmopolita aposta no conforto e no bem estar, com um toque simples e poético do genuíno mobiliário brasileiro moderno. O layout preciso, sem excesso, torna fácil e prazeroso as atividades que podem ser realizadas no local. As cores neutras com leve aquecimento e o jardim tropical complementam a equação: função, conforto, estética e elegância, sem perder o glamour.

Cozinha da Mãe Joana

O espaço foi criado pelo designer de interiores Pedro Paulo do Rego Luna e arquitetos Lais Haydée e Thiago Siquieroli possui 38 m². Para a elaboração do projeto, o trio adotou como conceito a praticidade aliada à integração dos usuários dentro do espaço. O ambiente foi inspirado nas modernas cozinhas europeias, onde as receitas dos grandes chefs agradam sofisticados paladares. Ao mesmo tempo, o projeto é trazido para a realidade do brasileiro, que adora receber familiares e amigos na cozinha de casa. Aconchegante e agradável, a Cozinha da Mãe Joana foi intencionalmente denominada dessa forma para que as pessoas se vejam utilizando plenamente o espaço e se sintam “em casa”. A TV de 90 polegadas é a maior do Brasil, enquanto as caixas de som pendentes baseiam-se nas melhores tecnologias acústicas, combinando excelência musical e design compacto. A iluminação é toda em LED, garantindo economia e eficiência energética.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias