Home / Economia

ECONOMIA

Fed mantém perspectiva de elevação dos juros ainda este ano

WASHINGTON - Os membros do Federal Reserve (Fed, banco central americano) elevaram suas avaliações sobre o mercado de trabalho e a economia do país, mantendo a instituição na direção de elevação das taxas de juros pela primeira vez em quase uma década. Ou seja, a economia dos Estados Unidos está crescendo moderadamente após a fraqueza registrada no inverno e provavelmente está forte o suficiente para aguentar um aumento de juros até o fim do ano.

“A atividade econômica tem expandido moderadamente”, afirmou em nota divulgada nesta quarta-feira em Washington o comitê de política monetária do Fed (Fomc, na sigla em inglês). “O ritmo de ganhos de emprego engatou” e a “subutilização dos recursos de trabalho diminuído um pouco” desde a última reunião, em abril.

Os membros do Fomc mantiveram a taxa de juros no intervalo entre zero e 0,25%, no mesmo patamar desde dezembro de 2008, no pior momento da Grande Depressão. A decisão foi unânime. Após uma contração no primeiro trimestre, a economia agora caminha para crescer entre 1,8% e 2% este ano, de acordo com o comunicado de política monetária e com as novas projeções divulgadas pelo Fed.

Separadamente, os membros do Fed mantiveram a previsão para a taxa básica de juros no final de 2015, enquanto a reduziram para o próximo ano. Eles preveem uma elevação de 0,625% este ano, de acordo com a mediana das estimativas. Isso significa uma alta de 0,25 ponto percentual. No próximo ano, a alta deve ser de 1,625%, abaixo da previsão feita em março, que era de 1,875%.

A recuperação no crescimento do emprego está dando aos membros do Fed motivos para olhar para além da desaceleração da economia registrada no primeiro trimestre na hora de considerar quando elevar os juros. Ao mesmo tempo, a inflação se mantém baixa — abaixo da meta — e o banco central alega que a elevação da taxa de juros depende do desdobramento dos dados econômicos.

“O comitês espera que a inflação suba gradualmente a 2% no médio prazo, enquanto o mercado de trabalho melhora e os efeitos transitórios de quedas anteriores nos preços da energia e das importações se dissipem”, diz o comunicado.

O Fed mais uma vez afirmou que elevará os juros quando o mercado de trabalho melhorar e que está “razoavelmente confiante” que a inflação voltará à meta de 2% no médio prazo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias