Home / Economia

ECONOMIA

Rio Verde pode ser pioneira no Estado na implantação do conselho

Oníria Guimarães,Especial para Cidades

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde – GO (Coderv) pode se tornar realidade no município. Em reunião realizada entre representantes de entidades e a imprensa rio-verdense, foi apresentado pelo presidente do Sescon – Sudoeste Goiano (Sindicato das Empresas Contábeis do Sudoeste Goiano), Denimárcio Borges de Oliveira e por Vinícius Fonseca Campos, representante da OAB-GO – Subseção de Rio Verde, o projeto de criação do conselho, sendo que já foi apresentado para aprovação na Câmara Municipal.

A ideia de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde surgiu a partir de uma visita feita por representantes de entidades deste município à Associação Comercial e Industrial de Maringá-PR. Naquela cidade, o grupo, que também contou com a presença do prefeito Juraci Martins, conheceu o Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) e verificou que Maringá conquistou grande progresso em todos os setores a partir de projetos implementados por este conselho.

Com uma população de mais de 400.000 habitantes, a cidade de Maringá se assemelha a Rio Verde em crescimento populacional e industrial e, a partir da implantação do conselho, teve um grande avanço em todos os setores, com participação das entidades, sociedade civil e do poder público, que também é parceiro nos projetos apresentados e elaborados por este conselho naquela cidade.

Da mesma forma que em Maringá-PR, que projetou sua cidade para várias décadas futuras, Rio Verde pretende, com o Coderv, projetar a cidade para até 2030, ou seja, para os próximos quinze anos.

Segundo Vinícius Fonseca, o Coderv não está sendo criado para anular o Poder Legislativo ou substituí-lo, mas para implantar uma cultura de planejamento a curto, médio e longo prazo para o município. "O Coderv deseja pensar Rio Verde para o futuro, pois os mandatos políticos são transitórios, enquanto o desenvolvimento econômico do município continua e precisa ser planejado", explicou.

O presidente Denimárcio esclareceu que o Coderv não tem uma bandeira política ou será criado com propósitos individuais, mas vem para contribuir com o poder público municipal. "O Coderv é apartidário, tanto que se algum de seus membros desejar participar de processos políticos eleitorais, deve se afastar do conselho  três anos antes do processo eleitoral. O prefeito não tem tempo para realizar projetos para o futuro da cidade que administra, seu papel é executar, da mesma forma que os vereadores que têm a função de fiscalizar e aprovar ou não os projetos do Executivo. Já o Coderv terá pessoas preparadas para projetar o futuro do município, contribuindo assim, com o poder público, sem vínculos políticos partidários e com a participação de diversos segmentos da sociedade", esclareceu o contador.

Alguns jornalistas questionaram se a Câmara Municipal de Rio Verde estaria de acordo com o projeto e se o mesmo seria aprovado, já que foi apreciado pela casa de leis e foi pedido vista.

Vinícius esclareceu que a proposta é seguir o modelo implantado em Maringá, onde o conselho funciona e tem total aprovação dos vereadores e prefeito, inclusive os tem como parceiros na busca de recursos para implantação de projetos criados a partir da participação da sociedade civil.

Sobre o CODERV

Se aprovado pelo Poder Legislativo, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde terá caráter deliberativo e consultivo para formular e fazer executar políticas de desenvolvimento econômico que projete o município para o futuro, com melhores condições de mobilidade e acessibilidade, melhor economia local, melhores condições de segurança pública, melhores condições de vida para os cidadãos em todos os sentidos, tendo sempre a preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população.

Atribuições:

Buscar intercâmbio permanente com os demais órgãos municipais, estaduais e federais, organismos internacionais e instituições financeiras, visando a execução da política municipal de desenvolvimento econômico; estabelecer diretrizes com vistas as gerações de empregos e desenvolvimento econômico do município; realizar estudos visando a identificação das potencialidades e vocação da economia do município; identificar problemas e buscar soluções para a geração e emprego, fortalecimento da economia e atração de investimentos; firmar convênios, acordos, termos de cooperação, ajustes e contratos com instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, nos termos da lei; instituir Câmaras Técnicas e grupos temáticos, para a realização de estudos, pareceres e análises de matérias específicas; promover fóruns, seminários e reuniões especializadas; identificar e divulgar as potencialidades de Rio Verde, bem como desenvolver diretrizes para a atração de investimentos; divulgar as empresas e produtos de Rio Verde, objetivando a conquista de novos mercados e criar um sistema de informações para orientar a tomada de decisões e avaliação às políticas de desenvolvimento econômico do município.

O Coderv será composto de plenário e câmaras técnicas e contará com a participação de representantes de várias entidades do município, tendo uma diretoria constituída, cujo presidente de honra será o próprio prefeito. Essa diretoria promoverá reuniões mensais, quinzenais e semanais. Seus membros não serão remunerados.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias