Home / Economia

ECONOMIA

Troca-troca no comando da Microsoft afasta quatro executivos

NOVA YORK — O objetivo, segundo a empresa, é “reinventar a produtividade e os processos de negócios, além de construir uma plataforma de mais inteligente e pessoal de computação na nuvem”. E com esses planos a Microsoft promoveu nesta quarta-feira uma troca-troca que culminou no afastamento de quatro altos executivos — entre eles, o antigo assessor de Bill Clinton Mark Penn e o ex-diretor da Nokia Stephen Elop.

As mudanças foram anunciadas pelo diretor executivo da Microsoft, Satya Nadella, e são sua maior alteração desde que assumiu o posto, no ano passado. A empresa ficará dividida em três grandes departamentos: “Windows e dispositivos”, que será dirigido por Terry Myerson; “Nuvem e iniciativas”, que estará nas mãos de Scott Guthrie, e “aplicativos e serviços”, com Qi Lu à frente.

“As mudanças desta naturezaexigem olhar para nossa liderança como estrutura geral e, como resultado, alguns veteranos líderes de equipes deixarão a Microsoft ao término deste período de transição”, escreveu Nadella em um e-mail aos funcionários.

Segundo Nadella, Penn, que trabalhou nas campanhas eleitorais de Bill e Hillary Clinton, tinha anunciado em setembro sua intenção de deixar a empresa para formar seu próprio fundo de investimento. Hoje, a Microsoft o agradeceu pelos “sábios conselhos estratégicos”. Com relação a Elop, cujas funções cairão na área que agora ocupa Myerson, o diretor executivo da Microsoft falou de uma decisão pactuada entre ambos e lamentou “a perda de liderança” que sua saída representa para a empresa.

As demissões de Penn e Elop se somam às de Eric Rudder, que estava há mais de 25 anos na empresa, e Kirill Tatarinov, com quem o departamento de negócios cresceu cerca de US$ 2 bilhões. Apesar da reestruturação, após o anúncio desta mudança nos diretores Microsoft, as ações da companhia, um das 30 cotadas no Dow Jones, caíam 0,20% na Nasdaq.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias