Home / Economia

ECONOMIA

Marconi é presenteado por Mauro Faiad com biografia do economista Joseph Schumpeter

Nas redes sociais deste domingo, o governador Marconi Perillo mostrou o presente que ganhou de Mauro Faiad, superintendente de Ciência e Tecnologia do governo: a biografia do economista Joseph Schumpeter – intitulado O Profeta da Inovação.

Marconi agradeceu ao amigo e lembrou aos internautas que, nesta quarta, dia 2, fará o lançamento do Inova Goiás, o mais completo programa de inovação do país, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. "O objetivo é inserir Goiás entre os três Estados que mais investem em inovação do Brasil. Vamos implantar uma avançada plataforma em ciência e tecnologia", afirmou.

Representantes de ministérios e de organismos internacionais, reitores, pesquisadores, especialistas e empresários participarão do lançamento do Inova Goiás. como o pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo, José Eduardo Krieger. Também já confirmaram presença o secretário de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O governador Marconi Perillo entregará ao BID carta-consulta pleiteando financiamentos de aproximadamente U$S 70 milhões – em reunião realizada no início do mês, em Brasília, o BID já acenou favoravelmente ao repasse de recursos. O Programa Estadual de Inovação e Tecnologia prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão até 2018, e será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), comandada pelo vice-governador José Eliton.

Entre outros benefícios, o Inova Goiás trará aumento da empregabilidade e da renda per capita; o aumento da eficiência dos meios de produção; e o aumento do número de pesquisas com maior relevância para o setor produtivo. Será desenvolvido em duas linhas específicas: uma voltada para a promoção da inovação nos diferentes setores econômicos do estado; e outra destinada a modernizar a máquina administrativa e elevar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo de Goiás ao cidadão goiano.

Dentro da primeira linha, serão implementadas ações estratégicas que fortalecerão e integrarão as mais variadas iniciativas de transferência de tecnologias e educação profissional, arranjos produtivos e polos de tecnologia em todo o estado. Serão fortalecidas ainda as parcerias com instituições de ensino e pesquisa do estado e de outras partes do país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias