Home / Economia

ECONOMIA

Troca de propostas com a União Europeia ocorrerá em outubro, diz Monteiro

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse hoje (27) que  troca de ofertas para um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ocorrerá em outubro. Monteiro deu as declarações após reunião entre ele e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler da Argentina, Hector Timerman.

“Estamos confiantes de que vamos dar esse passo fundamental para consolidação do Mercosul”, afirmou Monteiro. Acrescentou que as posições brasileira e argentina “são sempre muito convergentes, a despeito de questões que podem circunstancialmente gerar dificuldades”.

As tentativas de acordo entre os blocos econômicos são negociadas há cerca de 15 anos..

Mauro Vieira afirmou que, durante o encontro com Timerman no Itamaraty, foi discutida a questão do acordo com a União Europeia. “Coincidimos na posição já expressa em ocasiões anteriores, de que o Mercosul estará unido e apresentaremos em conjunto uma proposta.”

Hector Timerman disse que o Mercosul se esforçou para preparar uma boa proposta e espera que os europeus tenham feito o mesmo. “Esperamos que a União Europeia seja um reflexo de todo o trabalho que fez o Mercosul e que isso seja posto em evidência nas negociações. Veremos, quando nos sentarmos à mesa, o que os europeus vão trazer.”

As propostas que os blocos econômicos trocarão vão incluir listas de desoneração. Será apresentada uma relação de produtos sobre os quais cada um estaria disposto a conceder desoneração tributária.

Editor Armando Cardoso

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias