Home / Economia

ECONOMIA

Inova Goiás: parcerias para capacitação profissional em Santa Helena e região

O prefeito de Santa Helena, Judson Lourenço, esteve reunido nesta quinta-feira (17) com o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mauro Faiad, e com a chefe do Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica, Soraia Paranhos, para discutir estratégias e ações – no contexto do Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás - com vistas à capacitação profissional que beneficiem jovens e adultos daquela cidade e de municípios da região.

Na reunião realizada na SED – cujo titular os participantes discutiram a viabilidade de parcerias envolvendo a rede dos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Rede Itego), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Instituto Federal Goiano (IFG) para criar ações neste sentido.

De acordo com o prefeito, a ideia é que Santa Helena seja referência em qualificação profissional, principalmente no que diz respeito ao agronegócio, um dos principais motores da economia da cidade. “Precisamos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico neste processo. A pasta é fundamental para alcançarmos este objetivo”, destacou.

Sob o viés político, chama a atenção o fato de Judson ser filiado ao PMDB, um dos principais partidos de oposição ao governo do estado. Mas questões político-partidárias não são, certamente, impedimento para que prefeitos, como o de Santa Helena, efetive produtivas parcerias com o governo de Goiás. A título de ilustração vale lembrar que no último dia 15 deste mês, ao participar de evento ao lado do governador, Judson ressaltou o trabalho de Marconi e acrescentou: “Quero dizer que continuo acreditando no senhor, em Goiás e no Brasil”. Disse ainda que o governador tem dado a “devida atenção” a Santa Helena.

Com a equipe da Superintendência de Ciência e Tecnologia da SED, o prefeito de Santa Helena também se inteirou do Plano de Ações do Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás – o maior e mais completo plano do país na área de inovação. Para Judson Lourenço, a iniciativa deve render excelentes resultados. “É um programa muito bom. E, com certeza, trará benefícios para toda a população”, afirmou.

Técnicos do Ministério da Agricultura
Não foi a primeira vez que o Inova Goiás foi reconhecido como um projeto ousado e que fomenta a economia do Estado. Na quarta-feira (16/09), representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde participaram de reunião com Mauro Faiad, Soraia Paranhos, e a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli. O grupo veio conhecer as ações do programa do Governo de Goiás, executado pela SED.

Para Alexandre Gedanken, diretor da Secretaria Executiva do Departamento de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia é modelo para o Brasil. “Todos os estados deveriam estudar a possibilidade de implantar algo parecido. Saio desta reunião surpreendido com tudo que vi”, disse.

O encontro da equipe da SED com os representantes do Ministério da Agricultura é fruto de articulação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Eles participaram de feira agropecuária em Piranhas no início do mês. Na ocasião, a ministra demonstrou interesse em conhecer o programa, justificando que quer implantar uma iniciativa federal no âmbito do seu ministério.

Mauro Faiad Ministério da Agricultura Inova Goias. Credito - Andre Saddi (2)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias