Home / Economia

ECONOMIA

Inteligência emocional como diferencial

Nayara Reis

A geração atual é considerada a mais deprimida de todos os tempos e é preciso que a população equilibre sua saúde emocional para conseguir viver nessa sociedade estressante. “Mais de 1,4 bilhão de pessoas desenvolverão algum tipo de doença emocional ou depressão em algum momento da vida, e mais de três bilhões de pessoas, ou seja, uma em cada duas pessoas desenvolverá algum transtorno psiquiátrico mais grave”, afirma Dr. Augusto Cury, psiquiatra, pesquisador e o autor mais lido da década no Brasil.

Os números são preocupantes e, por se preocupar com o caminho que a sociedade está seguindo, o Dr. Cury criou o Grupo Educacional Augusto Cury, a Menthes,  primeira escola de inteligência emocional do Brasil e do mundo com a metodologia do Dr. Cury, e oferece Coaching emocional.  Ou seja, auxilia no desempenho profissional e pessoal (Life Coaching), gestão de pessoas, gestão de carreira, inteligência financeira, otimização do tempo, construção de relacionamentos. Sem a gestão da emoção todos os demais treinamentos não têm sustentabilidade.

Sem liderar o mais rebelde, fascinante e importante dos mundos, a emoção, não é possível ganhar musculatura o pensamento estratégico, a arte de negociar, a habilidade de se reinventar, de ser proativo. Sem gerir a emoção, as habilidades para revolver conflitos nas empresas, na sala de casa e de aula, ficam asfixiadas.

“Os cursos são todos fundamentados na teoria reconhecida mundialmente como Inteligência Multifocal, de autoria do Dr. Augusto Cury, e os alunos poderão aprender a gerir o estresse, a ansiedade e a desenvolver as funções mais nobres da inteligência para obter o sucesso profissional, técnicas, práticas e o processo geral de Coaching”, explica Bruno Oliveira, Presidente do Grupo Educacional Augusto Cury e Coach Master (EUA). Todos os temas do Fast Coaching e Coaching Kids and Teens são estruturados com cursos presenciais. Para a formação em Personal & Professional Coach, foram estruturados cursos presenciais e à distância (EAD). Todas as opções de cursos, com as respectivas cargas horárias, estão disponíveis no site

Entrevista Ping Pong

O Coach Master (EUA) e Presidente do Grupo Educacional Augusto Cury Bruno Oliveira  fala em entrevista ao Diário da Manhã sobre desempenho profissional e pessoal (Life Coaching), gestão de pessoas, gestão de carreira, inteligência financeira, otimização do tempo e construção de relacionamentos. O método Augusto Cury prevê que sem a gestão da emoção todos os demais treinamentos não têm sustentabilidade.

- Num período de crise pelo qual o país passa, onde os empregos estão em cheque o tempo todo, o stress nas alturas e o custo de vida cada dia mais alto, quais as dicas você dá para o profissional não acabar se perdendo nesse emaranhado de frustrações?

Bruno Oliveira  - Momentos de crise são fundamentais para se conquistar oportunidades. As crises econômicas forçam as empresas e pessoas a buscarem otimizar recursos e explorar respostas assertivas para novos problemas. Assim, desenvolver algumas competências podem ser o diferencial para o profissional que deseja manter o emprego ou se recolocar no mercado de trabalho, como gerenciar a ansiedade para ser mais produtivo, manter a calma nos focos de tensão e desenvolver o carisma para relacionar-se de maneira saudável com os clientes, colegas de trabalho e fornecedores.

- Como funciona o trabalho do coaching emocional? Qual a importância desse profissional na contemporaneidade?

Bruno Oliveira  - No coaching emocional, o coach, formado pela nossa escola Menthes, aprende sobre o funcionamento da mente e comportamentos e desenvolve a inteligência emocional. Ao conhecer a mecânica mental e desenvolver essa inteligência, o profissional tem condições técnicas de contribuir com as pessoas, por meio de sessões individuais, levando-as a conhecerem suas habilidades para aprimorá-las e suas dificuldades para reciclá-las, a encontrar respostas inteligentes nas situações adversas e desenvolver as habilidades interpessoais para construir e expandir sua rede de relacionamentos. Portanto, o coaching individual pode ser importante para quem precisa de um acompanhamento mais específico.

- Qual a importância do controle emocional para a qualidade de vida e também crescimento profissional dos indivíduos?

Bruno Oliveira  - De acordo com pesquisas, quem desenvolve a inteligência emocional é mais bem sucedido na vida pessoal e na profissão, pois 80% dos casos de demissão são por problemas emocionais e apenas 13% são por incapacidade técnica.

A inteligência emocional tornou-se o grande diferencial para o profissional, uma vez que a competência técnica é considerada mais fácil de ser aprendida. Se perguntar aos executivos qual o maior problema que enfrentam na gestão de pessoas, a resposta será o relacionamento. As pessoas estão intolerantes, irritadiças e ansiosas. Saber lidar com a frustração, com prazos e metas são competências cada vez mais raras. Tudo isso contamina o ambiente de trabalho, diminuindo a produtividade nas empresas e a qualidade de

Coach Master (EUA) e Presidente do Grupo Educacional Augusto Cury Bruno Oliveira

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias