Home / Economia

ECONOMIA

José Eliton destaca importância do Ipasgo Fácil como ação do Inova Goiás

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, lançou nesta quarta-feira (16/09) mais uma ação do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – o Inova Goiás. Representando o governador Marconi Perillo, ele presidiu solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira em que foi apresentado o novo aplicativo Ipasgo Fácil, que permite aos usuários do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás agendar consultas de forma simples a partir de celulares ou tablets. “Essa nova ferramenta contemplada dentro do maior programa de inovação do Brasil, o Inova Goiás, também nos colocará um passo à frente dos demais estados da federação”, afirmou Eliton.

A solenidade, no auditório Mauro Borges, contou com a presença de secretários de Estado, parlamentares e autoridades políticas e empresariais, além de usuários e de representantes dos prestadores de serviço credenciados ao instituto. O presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, apresentou o aplicativo Ipasgo Fácil, demonstrando como o usuário deve utilizar a ferramenta, a sua praticidade e a sua eficácia.

Segundo explicou Taveira Neto, o aplicativo - que pode ser baixado por qualquer pessoa e não apenas pelos usuários do Ipasgo - foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do órgão e tem um menu autoexplicativo que facilita o acesso ao serviço de marcação de consultas por especialidades em cada município. Conforme destacou, outros serviços serão divulgados em breve, como o agendamento de procedimentos e exames.

Ipasgo Facil - Foto Wildes Barbosa

O aplicativo para celular e tablet Ipasgo Fácil integra uma série de serviços do Ipasgo Inova. Os custos de investimentos até aqui foram da ordem de R$ 17 milhões em tecnologia da informação, o que permitiu, entre outros avanços, a informatização dos serviços de auditoria, a emissão de guias direto dos consultórios médicos e a solicitação de exames por meio eletrônico.

Inova Goiás
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, afirmou, durante o lançamento do Ipasgo Fácil, que um dos objetivos do Estado é aproximar os serviços públicos do cidadão. Falou da satisfação do governo em ver o Ipasgo alcançando índices de eficiência cada vez melhores na prestação de serviços aos usuários e destacou o trabalho realizado pelo atual presidente para a recuperação do instituto, que hoje oferece serviços de qualidade.

De acordo com José Eliton, esse é um passo dentre tantos outros que o governo dará para transformar Goiás no estado da inovação e da tecnologia. “O Inova Goiás é um programa de envergadura que tem a ambição de alavancar o processo de desenvolvimento do estado”, enfatizou o titular da SED. Que falou ainda da confiança do governador Marconi Perillo em destacá-lo para conduzir o Inova Goiás: “Faço porque acredito, porque tenha a certeza de que esse programa vai abrir as portas para o novo salto de desenvolvimento do nosso estado; esse programa qualifica o nosso estado para os desafios deste século, os desafios que o mundo moderno impõe a todos nós setor privado e setor público”.

José Eliton afirmou que o Inova Goiás já está em execução com diversas ações que já se tornaram realidade. “Hoje o produtor rural já está emitindo a sua Guia de Trânsito Animal (GTA) por meio do Cartão Rural; fiquei feliz em ir à Secretaria de Saúde e ver o Conecta SUS, que interliga as regionais de saúde do estado, o Siga Saúde que monta um portfólio de cada usuário do SUS e o Telemedicina, que é uma ferramenta que está sendo implementada em caráter experimental para democratizar a saúde, levando medicina de alta complexidade para o interior”, disse ele.

O vice-governador também falou de recente encontro com representantes dos setores produtivos que estão entusiasmados com as novas formas de incremento da sua produção através do fomento à pesquisa e à tecnologia, de financiamento de aquisição de produtos tecnológicos para aperfeiçoamento das cadeias produtivas, agregando valor aos produtos fabricados em Goiás e que, consequentemente, vai gerar mais emprego e melhor renda.

Relatou, também, que em recente visita a Goiás a ministra da Agricultura, Kátia Abreu – eles participaram de feira agropecuária em Piranhas -, demonstrou interesse em conhecer o programa Inova Goiás, justificando que quer implantar um programa federal no âmbito do seu ministério. “Hoje os técnicos do ministério estão vindo a Goiás conhecer a nossa experiência e estendê-la para todo o país”, acentuou.

O Inova Goiás, segundo ainda José Eliton, foi referência também em recente reunião de governadores do Centro-Oeste, em Palmas (TO), quando o governador Marconi Perillo discorreu sobre o programa, a partir do interesse dos demais governadores em conhecer a plataforma de inovação do estado de Goiás. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, no caminho correto; não há país no mundo que cresça sem investimento em ciência, em inovação”, disse.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias