Home / Economia

ECONOMIA

Protocolo de intenções é assinado por governadores no Tocantins

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, voltou de Palmas (TO) animado com os resultados do 3º Fórum dos Governadores do Brasil Central, realizado na capital tocantinense na semana passada. "Assim como ocorreu nas edições anteriores, esse novo encontro trouxe resultados efetivos e significativos. Saímos do Tocantins com o protocolo de intenções assinado pelos seis governadores. Foi um grande avanço", explicou ele, que representa Goiás do ponto de vista técnico e executivo no chamado Movimento Brasil Central (MBrC) e tem trabalhado desde o início nas articulações para a criação do bloco.

O protocolo de intenções cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que foi o modelo de cooperação escolhido para reunir em bloco os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal. "Desde o primeiro fórum, em julho em Goiânia, nós tivemos a assinatura de documentos que foram marcos em cada uma das edições. A expectativa é definir essa regra para os encontros que virão", disse Thiago Peixoto.

thiago peixoto

O governador Marconi Perillo, que lidera o movimento do ponto de vista político, se disse empolgado com o que vem acontecendo no MBrC. "Eu estou entusiasmado e tenho certeza de que todos os meus colegas governadores também estão. Se nos sentimos assim é porque aqui as coisas estão acontecendo. Não se trata apenas de discurso, temos medidas práticas e efetivas. Estamos construindo uma agenda regional que une estas seis unidades da federação", ressaltou.

O governador cobrou do deputado estadual Helio de Sousa, também presente em Palmas, que sejam tomadas providências para que a lei ligada ao protocolo de intenções seja aprovada o mais rapidamente possível pela Assembleia Legislativa. "Precisamos ir para Mato Grosso do Sul, no mês que vem, com a nossa parte feita e com o texto aprovado pela Assembleia. Tenho certeza de que os deputados estaduais entenderão que trata-se de uma lei que beneficia todos os goianos e nossos vizinhos", acrescentou Marconi Perillo.

A aprovação do protocolo de intenções em cada uma das casas legislativas das unidades da federação é o próximo passo no processo. Os governadores agora vão movimentar suas bases legislativas para tentar aprovar os textos para a próxima reunião, em Campo Grande, nos dias 1º e 2 de outubro. "Vamos nos esforçar junto aos nossos colegas para sensibilizá-los da importância desse projeto", argumentou o presidente do Legislativo goiano, deputado Helio de Sousa.

Cooperação

O protocolo de intenções cria um modelo de cooperação entre as seis unidades da federação. Ele estabelece, entre outros pontos, a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. A ideia é construir uma agenda desenvolvimentista com base em ações em vários eixos estratégicos que interessem a todos as UFs em bloco.

O consórcio prevê atuação em seis grandes programas e áreas: agropecuária; industrialização; inovação, ciência e tecnologia; empreendedorismo; educação; meio ambiente; infraestrutura e logística; e turismo. Dentro de cada uma dessas áreas, futuramente, serão definidos os projetos específicos.

O que é

O Movimento Brasil Central (MBrC) é um bloco de cooperação político e econômico criado em Goiânia em julho deste ano com a presença dos governadores de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia. A primeira conversa sobre a ideia de articular um trabalho de desenvolvimento regional a partir da região central do Brasil ocorreu em novembro do ano passado em Harvard, nos Estados Unidos, entre o deputado federal goiano Thiago Peixoto (PSD-GO) e o professor Roberto Mangabeira Unger, titular da universidade.

O assunto voltou à pauta em junho de 2015, durante um evento do Governo de Goiás, em Goiânia, com a presença de Mangabeira. Na oportunidade, já à frente da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, ele convocou o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) a liderar a construção de uma agenda de desenvolvimento regional. Desde então, o bloco foi criado e já ocorreram reuniões do Fórum dos Governadores do Brasil Central em Goiânia (julho), Cuiabá (agosto), Palmas (setembro) e ainda estão programadas outras em Campo Grande (MS), em outubro, Brasília (DF), em novembro, e Porto Velho (RO), em dezembro.

Há, ainda, a possibilidade de um encontro de encerramento em Goiás, em local a ser definido, também em dezembro. Nessa reunião, em forma de seminário, seria feita uma avaliação do trabalho feito em 2015 e a definição de metas para o ano seguinte. Desde o início do processo, se destacam no bloco as figuras do governador Marconi Perillo, principal articulador político, e do secretário Thiago Peixoto, principal nome do ponto de vista técnico e executivo do grupo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias