Home / Economia

ECONOMIA

SED constrói novo caminho para economia do estado

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), que tem como titular o vice-governador José Eliton, coordena o maior programa de inovação e tecnologia do país, o Inova Goiás. Um projeto que foi pensado e está sendo executado com o olhar adiante, criando novas bases no estado para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico e social. Pelo que representa em termos de mudança de paradigmas, o Inova Goiás, sem dúvida, faz do ano de 2015 o marco da inovação no estado.

“A partir do Inova Goiás, a economia goiana percorrerá um novo caminho, dando um salto qualitativo”, destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton. Com investimentos iniciais em torno de R$ 1,5 bilhão até 2018, o Inova poderá agregar recursos adicionais ao longo de sua execução. O programa compreende ações em duas vertentes, sendo uma voltada para a inovação de produtos e processos no setor privado e outra para a modernização da máquina administrativa, sobretudo com uso de tecnologias da informação, para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

São cerca de 40 ações estratégicas. O plano de inovação do estado de Goiás tem sido referência para outros estados que estão enviando delegações para conhecer e apreender os vários aspectos da experiência goiana. O Inova Goiás também inspirou o governo federal, que quer implementar ação semelhante na área de agricultura em nível nacional.

De acordo com o vice-governador e secretário José Eliton, o Inova Goiás vai capacitar o estado para ser um formulador de saber, de conhecimento. “Dentro de uma ação coordenada de todas as pastas de governo, iremos projetar ainda mais o estado de Goiás que já se encontra bem à frente dos demais estados brasileiros”, acentuou. Segundo ele, ao incorporar a inovação nos processos produtivos e na modernização dos serviços públicos, Goiás mantém-se na vanguarda do desenvolvimento. “Sob a liderança do governador Marconi Perillo, que tem uma visão muito além do seu tempo, Goiás se consolida como um estado pujante e forte, que dá certo e que é modelo para o Brasil”, enfatizou.

Na prática
Inicialmente, vários termos de cooperação foram assinados ainda no dia do lançamento feito pelo governador Marconi Perillo, na presença do secretariado e de prefeitos de todo o estado, em solenidade no Centro Cultural Oscar Niemeyer. E dois editais foram lançados para o fomento à pesquisa voltada à inovação, envolvendo R$ 3,2 milhões.

Também foi criado o Conselho Superior, uma instância consultiva composta por renomados pesquisadores e empresários que irão acompanhar os resultados do Inova Goiás, entre outras atribuições. Esse conselho, que conta com dois pesquisadores da Agência USP de Inovação, da Universidade de São Paulo, tomou posse em novembro, e já iniciou os trabalhos de análise dos resultados do Inova.

Entre os resultados esperados com a implementação do Inova Goiás está o aumento da empregabilidade e da renda per capita em todas as regiões do estado; aumento da eficiência dos meios de produção nos vários setores; promoção da pesquisa aplicada ao setor produtivo; e o conseqüente aumento da produtividade da economia do estado.

Moderno e inovador na própria concepção, o Inova congrega os órgãos de governo com a comunidade acadêmica e os setores produtores, aperfeiçoando o diálogo entre esses segmentos. “Uma integração que favorece o incremento da pesquisa científica em áreas estratégicas para a economia do estado e possibilita a aplicação desse conhecimento científico pelas empresas que querem inovar”, afirma o vice-governador e secretário José Eliton.

Outro aspecto importante do Inova Goiás é o de utilizar uma estrutura logística já existente no estado, como os Institutos Tecnológicos (Itegos) e os distritos industriais, entre outros, para criar polos de excelência em todas as regiões conforme as vocações e as potencialidades locais. “Vamos ampliar a rede de Itegos que chegará a 110 unidades em 2018, sendo 30 institutos e 80 unidades vinculadas, todas voltadas à educação profissional e transferência de tecnologias aos setores produtivos”, disse José Eliton.

Os polos de excelência reunirão num mesmo território as incubadoras e os laboratórios, universidades e empresas de base tecnológica ao lado dos órgãos públicos do estado responsável pela qualificação e pelo suporte às empresas. Esses polos serão interligados por rotas de inovação, como a do etanol, em Rio Verde; de equipamentos médico-hospitalares, de Aparecida de Goiânia; de energia alternativa e eficiência energética, de Luziânia e Aparecida; e de lácteos, de São Luis de Montes Belos, Porangatu e Entorno; entre outras. “Essa estrutura dará a Goiás a posição de destaque como o estado com a maior e melhor plataforma de incentivo à inovação no país”, pontua José Eliton.

Selo Inova
Três meses depois de criado, o programa já é realidade para a população. Entre outros serviços públicos que já receberam o Selo Inova, desde então, está o Cartão Rural, que permite aos pecuaristas o acesso on line à plataforma da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – a Agrodefesa – e emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e outros documentos; o Ipasgo Fácil, que é o aplicativo para dispositivo móvel do Ipasgo para a marcação de consultas; o Conecta SUS, Siga Saúde Goiás e o Telemedicina que, entre outros benefícios, integram os dados dos pacientes no SUS, facilita o atendimento na rede pública e permite o diagnóstico de casos de média e alta complexidade em pequenos hospitais do interior.

O governo também lançou no contexto do Inova Goiás três ferramentas que facilitam o acesso aos serviços da GoiásFomento: o Crédito Automático, que pode ser feito diretamente pelo interessado via internet; o Correspondentes de Crédito, que formaliza a rede de entidades correspondes em todas as regiões do estado, para uma intermediação segura e ágil; e o Fundo Garantidor de Investimentos, que reduz o valor das garantias exigidas nas operações de crédito da GoiásFomento. O Goiás 360º, na educação, oferece aos gestores da rede estadual um panorama do que ocorre nas escolas, podendo realizar uma gestão mais eficiente com o controle da frequência escolar do aluno.

Outras ferramentas estão sendo desenvolvidas pelo governo em diversas áreas, entre elas a segurança pública, para avançar na oferta de serviços para melhor atender o cidadão goiano, tornando a gestão e os serviços públicos cada vez mais modernos.

Conselho Superior
Em novembro, foram empossados os membros do Conselho Superior de Inovação do Estado de Goiás, uma instância de caráter consultivo ligada diretamente ao gabinete do governador e que fará a avaliação contínua das ações e dos resultados do Inova Goiás, podendo apresentar sugestões e correções de rumos. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, que coordena o programa Inova, é o presidente do conselho, que é formado por pessoas de notório saber e com alto reconhecimento nos seus respectivos setores de atuação.

Entre os seus integrantes está o ex-ministro da Educação, ex-governador do Distrito Federal e senador Cristovam Buarque; o presidente da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato; e o economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT) da Universidade de São Paulo (USP), Milton de Abreu Campanário. Integram, ainda, o Conselho Superior do Inova: o empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), Maria Zaira Turchi; e os reitores das universidades goianas: Wolmir Therezio Amado (PUC Goiás), Orlando Afonso Valle do Amaral (UFG) e Haroldo Reimer (UEG), além do presidente do Grupo Jaime Câmara, Cristiano Roriz Câmara.

Na avaliação do conselheiro Vanderlei Bagnato, da Agência USP de Inovação, o Inova Goiás irá identificar as rotas de competência e a vocação que o estado tem e vai procurar atuar unindo o sistema educacional com o sistema de pesquisa para fortalecer as vocações. O mais importante, conforme Bagnato, é que o programa cria uma equipe dentro do governo com competência para levar adiante o processo de inovação. “Nós, brasileiros, estamos cansados de ver coisas que não têm continuidade; o Inova terá continuidade”, disse.

Para Cristovam Buarque, o estado de Goiás, que vem se destacando pela gestão pública em diversas áreas, como a da saúde e da educação, não tem medo de inovar. “Este programa de inovação é um exemplo para o país”, destacou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias