Home / Economia

ECONOMIA

Clientes poderão abrir e fechar contas bancárias pela internet

Os clientes bancários que optarem por fechar ou abrir contas, como contas correntes e poupança, poderão fazer as operações via internet. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou as novas regras para a abertura e encerramento de contas de depósitos por meio eletrônico.

De acordo com o Banco Central (BC), todos os bancos deverão adotar o procedimento, além disso, as agências devem adotar uma forma de controle que permita a autenticidade dos documentos eletrônicos.

As novas regras já estão em vigor e a chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Sílvia Marques, informou nesta segunda-feira, 25, que o objetivo é permitir que seja estabelecido uma facilidade para os tramites que envolvem abertura e fechamento de contas, além de a incorporação da inovação tecnológica.

Além das novas regras, o CMN aprovou resolução que proíbe a recusa de atendimento em caixas eletrônicos convencionais de clientes de outro banco, ou seja, mesmo que o cliente seja de outra instituição financeira e queira pagar em outra, terá de ser atendido.

Mas como toda regra tem sua exceção, os casos de pagamento de cheque, boletos vencidos e convênios, deverão ser pagos em seu banco em específico.

Outra medida aprovada pelo CMN é a que envolve a captação de recursos pelo banco para oferecer crédito imobiliário e para o agronegócio. De acordo com a nova regra, agora, os bancos podem comprar Certificados e Recebíveis imobiliários e de Recebíveis do Agronegócio, oferecidos por companhias ligadas à instituição compradora.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias