Home / Economia

ECONOMIA

A partir deste sábado, todos os boletos vencidos poderão ser pagos em quaisquer bancos

Todos os boletos vencidos poderão ser pagos em quaisquer bancos, correspondentes bancários ou casas lotéricas a partir deste sábado (10/11). Até então, boletos vencidos com valor menor do que 100 reais só poderiam ser pagos nas instituições emissoras. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança facilitará o pagamento dos mais de 4 bilhões de boletos emitidos anualmente no país.

Essa é a última fase de implementação do programa Nova Plataforma de Cobrança, iniciado há quatro anos. Com isso, o pagamento de faturas de cartões de crédito ou de doações também poderá ser feito em outros bancos. Além disso, informações como juros, multa e descontos, também vão estar  nos comprovantes de pagamento.

Ainda de acordo com a Febraban, para fazer a migração do modelo antigo para o novo, os bancos optaram por incluir os boletos no novo sistema por etapas para não comprometer as operações. O processo começou em meados do ano passado para boletos acima de 50 mil reais, que tem menor volume.

O sistema passou a permitir o pagamento de boletos com valor superior a 100 reais no último mês. A partir do dia 10, essa fase se encerra e os de menor valor, além dos boletos de cartão de crédito e de doações, serão incorporados.

A Febraban ressalta ainda que a mudança para esta plataforma traz maior segurança ao sistema e, por isso, os emissores precisam cadastrar os boletos no novo sistema.Outro benefício da plataforma é a opção do Débito Direto Autorizado (DDA), que permite a eliminação de boletos emitidos em papel. O DDA só trabalha com boletos registrados, o que não era possível no sistema antigo

(Foto/iStock)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias