Home / Economia

ECONOMIA

Sistema Fecomércio e Assembléia promoverão ações em conjunto

Durante almoço na sede da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio/GO), a entidade, o Sesc, o Senac e a Assembleia Legislativa assinaram um Termo de Cooperação Técnica, que vai proporcionar uma atuação institucional conjunta, em ações e programas.
A finalidade é promover ações conjugadas, como o desenvolvimento de projetos ou atividades, por meio de seminários, conferências, congressos e outros, para debate de temas que resultem em fomento de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico e político do estado. A entidade empresarial deve contribuir com a experiência de serviço social e capacitação profissional, em atividades também no interior.
Os presidentes das instituições, Marcelo Baiocchi, do sistema Federação do Comércio/Sesc/Senac-GO, e o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), da Assembleia, ressaltaram, em seus discursos, a necessidade de colaboração entre a iniciativa privada e o parlamento, para que melhorias cheguem à população.
“Porque, em um processo democrático de discussão, nós podemos conseguir fazer com que as atividades produtivas tenham um ambiente melhor de empreendedorismo”, assinalou o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, ao abrir a solenidade, afirmando que o Termo de Cooperação é importante para esta prática. “O mais importante é a demonstração da disposição de ouvir o empresariado, esse é o grande valor que a gente busca”, disse.

Baiocchi disse que as estruturas da Federação do Comércio, do Sesc e do Senac, estão à disposição da Assembleia. “Para que possamos andar juntos. E queremos participar, ativamente, dentro do Legislativo, para que consigamos escrever, juntos, um novo estado”, disse. “Queremos uma relação saudável, democrática, republicana”, pontuou.
Ele lembrou que uma das atividades mais importantes do setor, a geração de empregos, passa pelo bom relacionamento, e interlocução, da iniciativa privada com os poderes. “O estado de Goiás precisa demonstrar, para o empresário, que ele é muito bem vindo aqui”, disse, enumerando algumas demandas a serem destravadas, como desburocratização de licenças ambientais, e a necessidade de incentivos atrativos e mão de obra qualificada. O presidente ressaltou o trabalho de qualificação que já é feito pelo Sistema S. “Estamos prontos e preparados para isso”, disse.
Avanço
O presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSB), assinalou que a visita a sede da Fecomércio era mais do que de cortesia, mas também de trabalho e avanço nas questões relativas ao desenvolvimento econômico do estado. “Nós do Legislativo estamos sempre à disposição da Fecomércio, do Sistema S e de todo o setor produtivo, para podermos discutir pautas importantes para o estado de Goiás”, afirmou, garantindo diálogo aberto sobre os temas.
Ele também assinalou a importância da assinatura do Termo de Cooperação. “Será muito importante nós levarmos a Assembleia Legislativa para o interior do estado, mostrando a verdadeira Assembleia, mostrando o que às vezes as pessoas não conhecem. Lá temos trabalhos importantes”, disse. Segundo ele, a diretoria de assuntos institucionais e a da Escola do Legislativo vão dar andamento e prosseguimento no projeto de intercâmbio entre as instituições.
Presenças
A solenidade foi prestigiada também pelo Diretor Regional do Sesc e do Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, e por vários representantes de sindicatos. Estiveram presentes os presidentes do Sindicato dos Proprietários de Pit-Dogs e Lanches (Sindpit-dog), Ademildo Pereira de Godoy, que também é vice-presidente da Fecomércio; do Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás da Região Centro-Oeste (Sinergás), Zenildo Dias do Vale; do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue), Silvio Carlos Yassunaga Brito; do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Similares do Estado de Goiás (Sindinformática), Marco César Chaul; do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur), Ricardo Rodrigues; do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring dos Estados de Goiás e Tocantins (Sinfac), Nilson Castro Marinho; do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Verde (Sindivarejista), João Batista Pereira; e do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto), Márcio Martins de Castro Andrade.
Participaram, além de Lissauer Vieira, os deputados Coronel Adailton (PP), Virmondes Cruvinel (PPS) e Vinícius Cirqueira (Pros), o ex-deputado Samuel Belchior, e também o vereador Gustavo Cruvinel (PV). Além deles, presentes também o Diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, o ex-deputado Simeyson Silveira, e o Diretor da Escola do Legislativa, Teófilo Luiz dos Santos, bem como a filha do governador Ronaldo Caiado, Anna Vitória Caiado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias