Home / Economia

ECONOMIA

Gustavo Mendanha e presidente da Saneago discutem obras de saneamento em Aparecida

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta quarta-feira, 26, na sede da Prefeitura de Aparecida, o presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Ricardo Soavinski, que estava acompanhado da equipe de gestores da empresa. Na ocasião, foram discutidos projetos da companhia para a expansão da rede de água, em virtude do crescimento populacional do município, bem como a celeridade de outras obras. Após a reunião no Paço, o gestor levou a comitiva da Saneago para um tour de vistoria de obras no município.

Gustavo Mendanha destacou que a cidade tem avançado em algumas demandas, mas é preciso ter mais benefícios para continuarmos crescendo. “Fico muito feliz e honrado em receber a visita do presidente Ricardo Soavinki e sua equipe de trabalho. Ele tem sido muito atencioso com as demandas de Aparecida e vale elogio da minha parte. Temos avançado em algumas reuniões e tido um diálogo permanente, tendo em vista que o município cresceu de forma muito rápida e temos muitas demandas, principalmente na área de saneamento, que é importante para a implantação do asfalto”, sublinhou.

Na oportunidade, o prefeito Gustavo Mendanha levou o presidente para conhecer o prédio da Universidade Federal de Goiás – Campus Aparecida, que também aguarda a implantação da rede de água para começar a funcionar. “Apresentamos para ele a necessidade de levar a rede de água para o campus da UFG. Já estamos finalizando a licitação para a pavimentação da via de acesso e falta ainda a rede de energia, água e esgoto, para que possamos entregar o prédio da universidade para a população”, afirmou o gestor municipal. O tour de vistorias passou ainda pelos setores Retiro do Bosque e Jardim Miramar, que estão recebendo obras de pavimentação.

Sobre atender a universidade, o diretor de Expansão da Companhia de Saneamento, Ricardo Correa, afirmou que o serviço operacional será realizado dentro do prazo. “O prédio da UFG precisa concluir o sistema para o abastecimento de água, fornecimento de energia e pavimentação de acesso. Todo esse conjunto de providências, segundo a reitoria da universidade, teria que ser tomado até o final deste ano. A parte da Saneago, que é a execução da tubulação dos poços já perfurados até o reservatório existente, é rápida e vamos conseguir fazê-la dentro do prazo”, garantiu.

De acordo com Ricardo Soavinks, a companhia de saneamento está empenhada em várias frentes de obras e que há a previsão de chegar outros investimentos em saneamento básico em Aparecida. Eu vim a Aparecida para visitar alguns lugares com obras em andamento e para discutir com o prefeito Gustavo as prioridades da cidade. O município está investindo na pavimentação de vários bairros e estamos trabalhando unidos para implantar a rede de água e esgoto. Já estamos em processo de contratação e fizemos a assinatura de contrato de parte do Linhão Central, que vai trazer água do Sistema João Leite. Esse é um investimento esperado e que vai resolver de forma absoluta a questão da água”, pontuou. Segundo ele, a Saneago contratou um estudo hidrológico em janeiro para avaliar possíveis mananciais e as formas que podem ser aproveitadas.

Gustavo Mendanha concluiu que as obras de saneamento básico devem acompanhar o crescimento da cidade e promover melhor qualidade de vida para as pessoas. “O saneamento básico é importante para a saúde da população e para o desenvolvimento da cidade. Tudo que estamos tratando e buscando nesses dias, espero que possa gerar soluções, benefícios e o bem-estar das pessoas”, salientou o prefeito, que estava acompanhado dos secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Valéria Pettersen (Educação e Cultura), Olavo Noleto (Casa Civil), Fábio Passaglia (Governo) e Max Menezes (Desenvolvimento Urbano)..

Linhões

Durante o encontro com os gestores da Saneago foi destacado que o Linhão Sul, que atenderá 27 bairros, já está em licitação para expansão da rede de água, sendo eles Jardim Esplanada, Village Garavelo, Parque Atalaia, Serra Dourada III, Jardim Ipiranga, Setor Santa Luzia, Rio das Pedras, Rosa dos Ventos, Retiro do Bosque, Jardim Miramar, Jardim Palmares, Jardim das Acácias, setor Casa Grande, Loteamento Expansul, Jardim Eldorado, Loteamento Repouso, Parque Hayala, Pontal Sul, Vila Oliveira, Conde dos Arcos, Colonial Sul, Parque Ibirapuera, Jardim Monte Cristo, Jardim Cristalino, Setor Rio Vermelho, setores Cidade Livre e Marista Sul.

Segundo o diretor Ricardo Correa, o Linhão Central, que ligará o Setor Serrinha, na capital, até a Vila Oliveira, em Aparecida, são dois lotes de licitação que já estão em andamento e, inclusive com previsão de publicação do chamamento das empresas para o mês de julho. “Esse ano vamos finalizar as licitações dos linhões Sul e Central, que integram as adutoras, os centros reservatórios e as redes de distribuição. A expectativa é abastecer mais de 90% das residências. O Linhão Oeste, que atende a Vila Delfiore e o Jardim Alto Paraíso, está com 99% da obra concluída”, explicou.

Participaram também da reunião os secretários municipais André Rosa (Fazenda), Roberto Cândido (Mobilidade e Defesa Social), Naira Andrade (Transparência, Fiscalização e Controle), Adriano Montovani (Trabalho), e Ricardo Teixeira (Articulação Política).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias