Home / Economia

ECONOMIA

Secretaria de Indústria, Comércio comemora resultados das políticas de atração de investimentos

Durante a última semana, o resultado das reuniões de dois conselhos ligados a Secretaria de Indústria, Comércio de Serviços (SIC) trouxeram boas notícias ao setor produtivo do Estado de GOIÁS. A política de atração de investimentos tem sido positiva e os compromissos selados com os empresários vem sendo respeitado dentro de tempo hábil.

A exemplo disso a reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) que analisa e aprova as cartas-consultas que preveem o financiamento pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) teve resultado muito positivo. A soma dos valores aprovados nos programas empresarial e rural chega a R$ 108.406.570,74. Com a liberação desse valor, a expectativa é de que gere quase 800 empregos diretos.

Além da aprovação das cartas-consultas, aconteceu, também, a reunião do Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás – PRODUZIR com resultado de grande expressão. O Produzir atua sob a forma de financiamento de parcela mensal de ICMS devido pelas empresas beneficiárias, tornando o custo da produção mais barato e seus produtos mais competitivos no mercado. Sendo assim, na reunião da última sexta-feira, 12, foram aprovados projetos de empresas que preveem investimentos de mais de 7 milhões de reais e quase 800 empregos diretos e indiretos.

FCO - Programa Empresarial

Ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, o Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO) está tendo atenção especial na análise de aprovação de cartas-consultas. Os integrantes do conselho estão fazendo um “balanço” de causa e efeito das cartas-consultas a serem aprovadas, com intuito de mensurar a quantidade de empregos gerados por cada operação.

Sendo assim, somente em 2019 já foram aprovados 44% do recurso disponibilizado ao Programa Empresarial. Ao contrário de 2018, que aprovou, durante todo ano, apenas 18% do recurso disponível para esse tipo de programa.

Os programas empresariais, por comportarem investimentos industriais de grande monta, naturalmente possuem expectativa de maior geração de empregos. Como exemplo, durante a última reunião do CDE/FCO uma empresa cuja atividade é de fabricação de produtos de panificação conseguiu aprovação de mais de 7 milhões de reais para financiamento pelo FCO, e possui uma expectativa de geração de 210 empregos diretos.

Instalação de empresas que assinaram Protocolo de Intenções em 2019

O Laboratório Catarinense LTDA deu um passo a mais rumo a instalação, de fato, da indústria em Goiás. Durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO) foram aprovadas as cartas-consultas apresentadas pela empresa, que tem como atividade a fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano. Com a aprovação da carta-consulta, o investimento da empresa supera os 7 milhões de reais e tem expectativa de gerar cerca de 85 empregos diretos.

A desburocratização e o apoio aos empresários que estão vindo se instalar em Goiás são alguns dos compromissos firmados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. Esse trabalho de dedicação integral ao empresário já é realidade dentro da secretaria.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias