Home / Economia

ECONOMIA

Trump diz que vai reinstalar as tarifas sobre o aço e o alumínio do Brasil e Argentina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (2/12) que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos Brasil e Argentina. Ele acusou os dois países de desvalorizarem suas moedas. O Brasil é o segundo maior fornecedor de ferro e aço dos Estados Unidos.

Em uma rede social, o presidente norte americano escreveu: "Brasil e Argentina tem presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo o aço e o alumínio enviados para os EUA a partir desses países".

 O Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, " deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa", disse ele

A sobretaxa norte americana foi adotada em meio à guerra comercial com a China. Em março de 2018, Trump impôs tarifa de 25% às importações de aço e de 10% às de alumínio. Na época, a indústria brasileira classificou a sobretaxa à importação de aço e alumínio como medida "injustificada e ilegal" e com potencial de provocar "dano significativo" para as siderúrgicas instaladas no Brasil, Em agosto de 2018 o governo norte americano aliviou a sobretaxa para o Brasil e hoje voltou atrás.

Assim que soube da norícia, o presidente Jair Bolsonaro disse que falará com Trump sobre o anúncio referente às tarifas de aço e alumínio.

Donald J. Trump@realDonaldTrump

Brazil and Argentina have been presiding over a massive devaluation of their currencies. which is not good for our farmers. Therefore, effective immediately, I will restore the Tariffs on all Steel & Aluminum that is shipped into the U.S. from those countries. The Federal....

Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias