Home / Economia

ECONOMIA

Governo empresta dinheiro para setor elétrico e quem paga a conta em 2021 é o consumidor

O poder executivo divulgou na última segunda-feira (18), em edição extra do "Diário Oficial da União", uma medida para definir as normas de empréstimo para distribuidoras de energia elétrica. O decreto tem a função de repassar ao consumidor o aumento da cobrança da conta de luz a partir de 2021.

O decreto não define o dígito do empréstimo, que será ajustado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e não deverá romper o total de R$ 14 bilhões. A finalidade do recurso é resguardar o impacto financeiro no setor elétrico, ocasionado pela queda no consumo de energia e pelo acréscimo da inadimplência, resultados da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A partir de 2021, os clientes perceberão um aumento da taxa que será cobrada entre meio as contas dos consumidores de energia elétrica para pagar o empréstimo. O valor será parcelado em 60 meses, ou seja, a liquidação da divida só deve se cumprir em 2025.

Da forma que cada distribuidora obtiver uma parcela diferente do empréstimo, o montante a ser pago por consumidores atendidos por uma distribuidora será diferente do que vai ser pago pelos clientes de outra.

Através do empréstimo, o governo vai autorizar o adiantamento de recursos que já ficariam sob a responsabilidade dos consumidores a partir da inclusão de um acréscimo nas contas de luz. Os adicionais vão servir para tampar a soma do custos do setor elétrico.

O que diz o decreto

A pasta prevê que a soma das operações irá integrar a "Conta-covid", corte administrado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Esses recursos pagarão, entre outros itens:

  • custo da sobrecontratação de energia, resultante da queda na demanda;
  • adiamento dos reajustes tarifários de algumas distribuidoras até 30 de junho;
  • postergação de pagamento de grandes consumidores, para que possam pagar a energia consumida, e não a contratada.

Coronavírus

A crise de saúde sanitária causada pelo novo coronavírus refletiu graves consequências na economia mundial. A categoria do setor elétrico, teve um forte impacto na receita das distribuidoras, especialmente comparação a relação da queda na demanda e do salto da inadimplência.

No início do mês, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, comunicou que a inadimplência no setor saltou de 3% para 12%.

Outros pontos

  • Os números indicados para cada distribuidora serão ajustados mês a mês pela Aneel;
  • Para conseguir fundos do empréstimo, as distribuidoras terão que considerar algumas condições, como não suspender ou reduzir os contratos de compra e venda de energia elétrica.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias