Home / Economia

ECONOMIA

Mesma competência e com salários menores, mulheres ganham menos em cargos de chefia

Uma pesquisa realizada pela Catho apontou que mulheres que ocupam cargos de liderança como gerentes ou chefes recebem 23% menos do que homens na mesma função. Em algumas outras áreas esse número é ainda maior. Analistas mulheres chegam a receber em média 35% menos que homens. A única função em que possuem um ganho maior é na posição de assistente/auxiliar, o salário pode variar 2% a mais.

A representatividade das mulheres em cargos de grande responsabilidade vem aos poucos aumentando e se consolidando no mercado. Apesar da boa notícia não podemos afirmar o mesmo dos valores recebidos por elas. A diferença de salários ainda é algo chocante se comparado ao de um homem, mesmas funções, responsabilidade, carga horária e menos remuneradas.

Na pesquisa realizada pela Catho, foram ouvidas por volta de 10 mil pessoas, onde foi possível realizar um parâmetro entre as variações de valores por ordem hierárquica e suas funções.

Diferença salarial entre mulheres e homens por nível hierárquico — Foto: Economia G1

É comprovado que, mulheres possuem um nível de estudo e preparação maior em relação aos homens, nas universidades elas são maioria, mas esse fato não impede também que mesmo com várias formações, doutorados ou MBA, elas ainda assim não consiga se igualar aos homens na média salarial. O que torna-se algo preocupante, pois muitas passam anos de suas vidas estudando, e não recebem o devido reconhecimento merecido.

Diferença salarial por nível de escolaridade — Foto: Economia G1

Além de todas essas dificuldades, precisam ainda enfrentar o machismo em seus locais de trabalho, locais públicos e até mesmo na internet. Alguns comentários retirados de um portal de notícias que falava a respeito do mesmo assunto, muitos homens apoiavam, e até defendem que realmente é justo mulheres ganharem menos. Argumentos usados como; gravidez, força física, dentre outros, são constantemente usados para tentar justificar o injustificável.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias