Home / Economia

ECONOMIA

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

Nesta segunda-feira (11), o Banco do Brasil anunciou o fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento e a criação de Programas de Demissão Voluntária. A expectativa é que cerca de 5 mil funcionários adotem a medida.

De acordo com o anúncio, os fechamentos devem ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

As duas modalidades de desligamento incentivado voluntário são o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). Ambos possuem regulamentos específicos com regras de adesão e são de caráter pessoal e voluntário.

Anteriormente, em julho de 2019, o BB havia anunciado um plano de desligamento incentivado que foi aderido por 2.367 funcionários. A justificativa para tal medida foi a adequação nos quadros de funcionários, a regularização de vagas e otimização da distribuição da força de trabalho.

Segundo o último balanço de resultados, de setembro do ano passado, houve queda de 1,9% em relação a setembro de 2019 no número de funcionários.

Mudanças no Banco do Brasil

De acordo com anúncio do Banco do Brasil, o fechamento dessas unidades trará uma economia líquida anual estimada de R$ 353 milhões em 2021 e até 2025 o esperado é de R$ 2,7 bilhões.

Outro objetivo segundo o banco, é trazer mais eficiência à rede de atendimento, propiciando recursos para abertura de unidades de atendimento especializado, melhorando assim a experiência do cliente.

Além do fechamento das 361 unidades, o Banco do Brasil informou que fará a conversão de 243 agências em postos de atendimento. Em contrapartida, outros 8 postos de atendimento serão transformados em agências.

Além da especialização no atendimento, a reorganização da rede de atendimento tem o objetivo de ampliar a oferta de soluções digitais, de acordo com a instituição.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias