Home / Economia

ECONOMIA

Governo de Goiás aumenta em 10% a oferta de água para o Distrito Agroindustrial de Anápolis

A revisão de todo o sistema de abastecimento do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), promovida nos últimos meses pelo Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), garantiu o acréscimo de 10% na oferta de água para o maior parque industrial do Estado. O incremento é da ordem de 30 litros por segundo, o que representará em um ano mais 930 milhões de litros de água tratada.
O sistema Daia é responsável pelo abastecimento de 151 empresas ativas, que geram mais de 16 mil empregos diretos. A Codego também tem contrato com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) para que a estrutura do distrito possa abastecer mais de 24 mil famílias de 52 bairros da região Sul de Anápolis, o equivalente a 17% da população da cidade.
Como explica o diretor técnico da Codego, Silvio Fernandes, uma ampla inspeção foi realizada, assim como manutenções corretivas e preventivas. Uma nova válvula foi instalada no filtro da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Daia.
Essas ações reduziram as perdas hidráulicas e foram responsáveis por evitar a falta de água em 2020, o que frequentemente ocorria nos anos anteriores, devido à estrutura sucateada que vinha sendo relegada há anos pelos governantes anteriores, e que está sendo recuperada pela atual gestão.
“Seguimos orientações do governador Ronaldo Caiado e estamos priorizando a criação de condições favoráveis para o crescimento do Daia, para,assim, possibilitar a chegada de novas indústrias e a geração de novos empregos para Goiás. Estamos com várias ações em andamento e também em estudo para, de fato, promover o desenvolvimento do Estado”, afirma o diretor técnico da Codego, Silvio Fernandes.
Ações futuras
Segundo o diretor, a intenção do Estado é redimensionar a infraestrutura para ampliar o abastecimento. Para isso, conforte explica, é preciso investir na eficiência e na modernização do sistema. A Companhia ainda pretende perfurar novos poços artesianos para ampliar a oferta de água tratada.
“Somente com ações de longo prazo, somadas aos esforços da Saneago para ampliar seu fornecimento no município, poderemos alcançar uma expansão sustentável do Daia. Também faremos um trabalho de fiscalização para combater fraudes”, destaca Silvio Fernandes.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias