Economia

Black Friday: organização é fundamental para o sucesso nas vendas

A pouco mais de um mês para a data, especialista alerta sobre a importância do planejamento por parte dos empreendedores

diario da manha
Foto/Reprodução

Desde 2010, a Black Friday faz sucesso entre os brasileiros. A data é um dos principais períodos de vendas do varejo e concorre diretamente com o Natal. Com a explosão das vendas on-line, por conta da pandemia, em 2020, o maior percentual de vendas foi através dos e-commerce e, de acordo com o Portal Mercado & Consumo, foi a maior Black Friday da história do país, tanto em faturamento como em valor de compras.

Com data já marcada para o dia 26 de novembro, a expectativa para este ano é superar o número de vendas do ano passado. O especialista em gestão comercial, vendas e fundador da MR16 Consultoria, Marcelo Reis, alerta: “o consumidor quer ir às compras, já pudemos sentir isso nas últimas datas importantes como Dia das Mães e Dia das Crianças, por exemplo. Por isso, é importante que os empreendedores sigam um planejamento e saibam o momento de iniciar as campanhas de divulgação e vendas”.

Muitas empresas já começaram as campanhas, enquanto outras estão aguardando o momento ideal. Entretanto, segundo Reis, o recomendado é não deixar para última hora e investir em campanhas bem planejadas, assim como ter controle do estoque, dos produtos que possa entregar ao consumidor.

Avanço da vacina fortalece procura pelas lojas

Apesar da Black Friday possuir a característica de ser muito forte no e-commerce, a expectativa é que o avanço da vacinação no Brasil – país atingiu a marca de 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas – auxilie no aumento da procura pelas lojas físicas em relação ao ano passado. “Obviamente, as lojas físicas têm buscado se adequar e chamar os clientes, mas só esperar não adianta, tem que ser pró-ativo na busca pelo consumidor e não perder para o on-line”, detalha Marcelo Reis, que lista ainda alguns pontos a fim de o empreendedor refletir durante o seu planejamento para as vendas:

1 – Entender o que vai vender na Black Friday;
2 – Quais os descontos aplicarão;
3 – Qual a verba terá para a divulgação no ambiente digital;
3 – Quando iniciará a sua campanha e
4 – Se tem em estoque os produtos que serão ofertados.

Sobre a MR16

A MR16 Treinamentos e Consultoria Corporativa é uma empresa especializada no diagnóstico e implementação de melhorias na Gestão Comercial e Estratégica, com foco em treinamentos para vendas e para liderança, propondo melhorias operacionais através de consultoria, palestras, tecnologia e treinamentos personalizados baseados em Excelência e Inovação.

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